Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Petroleiros iniciam greve por tempo indeterminado; movimento atinge 16 unidades em 10 estados

Os petroleiros iniciaram, na madrugada deste sábado, uma greve por tempo indeterminado, que atinge 16 unidades da Petrobras, em dez estados. De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP),  em todo o território nacional, 6.700 trabalhadores aderiram ao movimento e não se apresentaram para a troca de turno nas unidades de refino e produção de derivados de petróleo nem em terminais da Transpetro.

Em nota, a Petrobras “considera descabido o movimento anunciado  pela FUP e informa que tomou as providências necessárias para garantir a continuidade da produção de petróleo e gás, o processamento em suas refinarias, bem como o abastecimento do mercado de derivados e as condições de segurança dos trabalhadores e das instalações”.

De acordo com a assessoria da estatal, todas as unidades estão funcionando e não houve interrupção da produção.

Os petroleiros cobram a suspensão imediata das demissões da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), que deve atingir mil funcionários. As demissões, de acordo com comunicado da petrolífera, estão previstas para começar no dia 14 deste mês.

A FUP afirma que tais demissões ferem a cláusula 26 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que determina que qualquer demissão em massa deve ser negociada previamente com os sindicatos, o que não ocorreu.

Fonte: O Globo