Vida FM Salgueiro FM

Personagem (XV) – José da Cunha Barros

O personagem que destacamos neste domingo (01) é José da Cunha Barros, 95 anos, pintor aposentado de postos de combustíveis em Salgueiro, que muito se dedicou ao seu ofício profissional. José nasceu no dia 9 de setembro de 1922 em Buíque-PE, filho de Miguel Arcanjo de Barros e Maria de Freitas Cunha.

Casou-se em 1959 com a professora aposentada Maria Eremita Cruz Barros, com quem teve quatro filhos: Kátia Dorotéia Cruz Barros, Kléber José Cruz Barros, Karla Dorothy Cruz Barros Parente e Kelly Cruz Barros.

José da Cunha trabalhou com estamparia durante alguns anos em Americana, no Estado de São Paulo. Em 1973 foi convidado pelo então prefeito de Salgueiro, Dr. Romão Sampaio, para ocupar a Secretaria Municipal de Obras. Mesmo sem formação acadêmica na área, construiu vários prédios no município, sendo a Biblioteca Pública uma referência, por ser uma réplica da Biblioteca de Araras-SP.

Após a aposentadoria, fez decorações em festas carnavalescas, juninas, entre outras de Salgueiro, sempre com um olhar crítico em obras de arte contemporânea. José é filho primogênito de uma família de 16 filhos, dos quais 13 sobreviveram.

Da redação do Blog Alvinho Patriota