Vida FM Salgueiro FM

Personagem – Seu Garrincha

O personagem que o Blog Alvinho Patriota homenageia neste domingo, 17, é Antônio Feitosa, mais conhecido como “Seu Garrincha”, de 87 anos, morador do Sítio Uri, em Salgueiro. Nascido no dia 25 de setembro de 1930 em Monteiro-PB, Garrincha saiu ainda adolescente de casa para ir morar com o irmão Sebastião na Bahia. Passou três anos em solo baiano, onde aprendeu o ofício de quebrar pedras, atividade que desempenha até hoje, com quase 90 anos.

Depois de passar três anos na Bahia, o jovem Antônio foi trabalhar por nove meses em Tacaratu-PE e migrou para Salgueiro-PE, sendo acolhido pelo casal João Paixão e Dona Jacinta no Uri. Antônio Feitosa resolveu fincar raízes em Salgueiro. Casou-se em 1961 com Ana Francisca de Freitas e constituiu uma grande família com 13 filhos, 20 netos e 13 bisnetos, um deles nascido este mês.

Seu Garrincha foi um dos precursores no ramo de pedreira em Salgueiro e ensinou a arte de quebras rochas com precisão a todos os filhos homens. Um dos descendentes cuida atualmente de uma pedreira fundada pelo paraibano-salgueirense, que também trabalha na roça e cuida de animais. Saúde para desempenhar todas essas atividades Seu Garrincha diz que tem de sobra. Quando perguntado qual o segredo da vitalidade, o nosso personagem afirma sem titubear que uma raizada com quixabeira faz bem de vez em quando.

Por Chico Gomes

4 comentários sobre “Personagem – Seu Garrincha

  1. NISSOCA

    SALGUEIRENSES,EU PASSEI MUITO TEMPO PROCURANDO A PEDRA FILOSOFAL,E O ELIXIR DA LONGA VIDA,MAS,INFELIZMENTE EU SOU UM PÉSSIMO ALQUIMISTA,PORTANTO,EU FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE O SEU GARRINCHA ENCONTROU O ELIXIR DA LONGA VIDA QUE É RAIZADA COM QUIXABEIRA,EU ACHO QUE SEU GARRINCHA É ALQUIMISTA TAMBÉM.PARABÉNS!

  2. Francisco Tavares

    Excelente homenagem tendo em vista se tratar de pessoa íntegra e merecedora da nossa admiração e respeito. Parabéns Seu Garrincha, que Deus lhe cubra de saúde e paz.