Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Personagem (edição XII)

personagem

gonzaga-patriota1Dando continuidade ao quadro Personagem, esta semana o blog leva aos diletos internautas um sucinto resumo da vida de Gonzaga Patriota.

Luiz Gonzaga Patriota possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Ceará (1978); em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (1981); em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (2005). Possui mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Está fazendo atualmente Doutorado em Direito Civil na Argentina, Universidade de Buenos Aires – UBA.

Gonzaga Patriota exerce o quinto mandato de Deputado Federal, tendo sido Constituinte em 1988. Deputado Estadual por Pernambuco (1983/1986). Foi o primeiro Secretário Nacional de Trânsito quando teve a oportunidade de submeter ao Congresso Nacional o Novo Código Brasileiro em vigor, norma moderna que reduziu consideravelmente o número de mortes por acidentes de trânsito no país, às quais, sempre que não cumpridas, essa triste realidade volta a acontecer.

Gonzaga é autor de 30 livros que tratam dos mais diversos assuntos, especialmente nas áreas políticas, econômicas e sociais brasileiras.

Gonzaga Patriota é natural de Sertânia-PE, filho de Sebastião Alves Freire e de Elisa Alves Patriota. Viveu toda a sua infância e parte da adolescência na zona rural daquele Município, passando logo cedo a trabalhar como telegrafista da Rede Ferroviária Federal, donde se desligou a pedido para dar prosseguimento aos seus estudos, haja vista que naquela época era muito difícil compatibilizar essa condição. Exerceu outras diversas funções como: Contador; professor; empresário, advogado, sempre se destacando no exercício do trabalho.

Gonzaga Patriota tem 11 filhos vivos (um foi chamado por Deus), os quais fazem a alegria do pai e de toda família, pois como dizia Dona Elisa, mãe de Gonzaga: “todos deram para gente”.

Gonzaga Patriota chegou em Salgueiro em 1965, plena época da ditadura militar que se instalara no país um ano antes. Aqui Gonzaga juntamente com alguns bravos jovens (Paubrica, Jomere, Zé Calixtrato, Basílio, Abimael, Macado Freire e outros), plantou o marco incial de um novo tempo na política coronelista do sertão, fundando o único partido de oposição à época – MDB, tendo sido o seu primeiro candidato a prefeito em 1976, com uma pequena votação mas que deixou os políticos tradicionais com as “barbas de molho”.

Em Salguiro Gonzaga Patriota consolidou uma brilhante carreira profissional e política, sempre apoiado em primeira mão pela família que lhe acompanhou a esta cidade, transferindo-se, depois, para Petrolina, sem jamais ter deixado Salgueiro que lhe adotou e lhe outorgou título de cidadão desta querida terra.

Por Alvinho Patriota