Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pernambuco proíbe a utilização de som em espaço público e estabelecimento comercial por 30 dias

Está proibido, a partir desta sexta-feira (15), a utilização de som em bares, restaurantes, comércios de praia e similares em todo o estado de Pernambuco, bem como em espaços públicos.

A determinação foi anunciada nesta quarta (13), pelos secretários estaduais de Saúde, André Longo, e de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e valerá por um período de 30 dias.

A medida do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado visa diminuir a realização de shows e festas que vêm acontecendo de forma irregular e indiscriminada. Segundo a gestão, a utilização de som, seja ele ao vivo ou gravado, contribui para aglomerações.

Pedro Eurico reforçou que fica proibida também a apresentação de orquestras, como as que foram vistas no último fim de semana em blocos de carnaval, e música ao vivo com violão no caso dos estabelecimentos que têm couvert artístico.  Nesses situações, os equipamentos poderão ser apreendidos.

“Não vamos mais tolerar som ao vivo ou artificial, eletrônico, como também o violão do barzinho e os batidões. Bandas e troças carnavalescas não serão permitidas. Acontecendo, as pessoas serão encaminhadas à delegacia de polícia para responder por crime contra a saúde pública. A Polícia Militar e o Procon tomarão medidas enérgicas”, alertou Pedro Eurico.

Segundo Pedro Eurico, 312 bares e restaurantes foram fiscalizados no Estado nos últimos 90 dias, com o fechamento de 25 estabelecimentos e cerca de R$ 500 mil arrecadados em multas aplicadas.

O que se vê, porém, é que esses comércios voltam a atuar de forma irregular dias após terem sido punidos. O secretário disse que a recomendação agora é para punição mais enérgica.

“Aquele (estabelecimento) reincidente não vai abrir porque vamos caçar a autorização de funcionamento. Caçar a inscrição na Fazenda e na Junta Comercial. Essas pessoas vão desaparecer da vida comercial”, completou o secretário, no intuito de coibir a postura .

A realização de festas e eventos já estava proibida no Estado até o fim deste mês, com permissão apenas para aqueles considerados de “celebração única”, como formaturas, casamentos e batizados, com capacidade máxima de 150 pessoas.

Fonte: Folha de Pernambuco

2 comentários sobre “Pernambuco proíbe a utilização de som em espaço público e estabelecimento comercial por 30 dias

  1. DAMIÃO ALVES

    Excelente medida tomada porém tardia foi a medida tomada pelos Secretários Estaduais da Saúde Dr. André Longo e do Secretário dos Direitos Humanos Dr. Pedro Eurico; Agora cabe as competentes Autoridades, como o Poder Público e a Força Policial desta Cidade, com o irrestrito apoio dos nossos Politicos, a compreensão e colaboração da População, senso de responsabilidade dos Proprietários dos estabelecimentos e seus frequentadores, acatarem a medida tomada pelos respectivos Secretários, para evitar maior contaminação pelo virus do Covid-19 ou Coronavírus e suas variantes,

  2. Allan Dias

    Necessária medida, vamos ver se será respeitada em nossa cidade, principalmente, no polo Bomba onde a festa rola solta nos fins de semana! Autoridades, acordai-vos!