Vida FM Salgueiro FM

Parede de reservatório da transposição apresenta rachadura e preocupa moradores do entorno


Antes mesmo de receber água do Rio São Francisco através do canal do Eixo Norte da transposição, o Reservatório Milagres, localizado em Salgueiro-PE, pouco antes de Penaforte-CE, apresentou esta semana uma rachadura com cerca de 100 metros de comprimento. Isso pode ter sido ocasionado pelas chuvas das últimas semanas, que fez o reservatório captar cerca de 1% de sua capacidade.

O problema preocupa famílias que residem no entorno, após a parede, temerosas que o mesmo aconteça quando o reservatório estiver totalmente cheio. A represa é a maior dos dois eixos e comporta mais de 200 milhões de metros cúbicos de água. A principal preocupação é uma eventual ruptura da parede com uma consequente inundação de toda a área.

A equipe de reportagem do Blog Alvinho Patriota esteve no local na tarde desta quinta-feira, 01, e verificou que o problema é grave e não pode ser corrigido com uma simples medida paliativa. Tentamos falar com engenheiros que estavam no local, mas eles informaram que apenas a assessoria de comunicação do Ministério da Integração Nacional pode se pronunciar.

Da redação do Blog Alvinho Patriota