Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Palestra em Sertânia chama atenção para a qualidade da lã produzida com pelo de caprinos brasileiros

No fim da semana passada, durante a programação da 47ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia (Expocose), o Sebrae reuniu produtores de Sertânia, Serra Talhada e Petrolândia para a palestra “Cashmere Brasileira”, que destacou oportunidade de renda com o uso da fibra do pelo de caprinos.

A palestra foi ministrada por Lia Coelho, doutoranda pelo Instituto de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que pesquisa a cashmere feita com pelo de cabras brasileiras. Ela afirma que a lã oriunda das cabras do Brasil é a mais fina e de melhor qualidade no mundo.

Especialista em microscopia eletrônica, Lia afirmou que a lã nacional supera a de tradicionais regiões produtoras do fio, como China, Nepal, Mongólia, Afeganistão, Irã e Himalaia. A razão é a espessura da fibra no Brasil, que tem 8,46 micrômetros em média, enquanto no Nepal, que era a mais fina até agora, possui 12 micrômetros.

Ainda segundo a pesquisadora, a cashmere de cabras brasileiras tem o fator de conforto de 100%, superando o máximo observado até agora, entre 96% e 98%. Toda essa qualidade possibilita que os caprinocultores brasileiros vendam a fibra por até cinco vezes o valor das comercializadas em outros países.

Da redação do Blog Alvinho Patriota