Vida FM Salgueiro FM

Ouricuri é o único município da região gesseira de PE a se engajar em plano para melhoria das condições de trabalho no setor

Da região gesseira de Pernambuco, somente Ouricuri resolveu aderir ao “Grupo de Trabalho Gesso 2030” idealizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) com objetivo de melhorar a cadeia produtiva do gesso na região. O MPT afirma que convocou os outros quatro municípios do perímetro, mas as prefeituras não enviaram representantes ao encontro para a assinatura do termo de adesão.

O secretário de Agricultura de Ouricuri, Ideval Alves, compareceu à reunião em Recife nessa quinta-feira, 5, e assinou o termo, pelo qual o município se compromete a desenvolver estratégias de compliance, incluindo a promoção do trabalho decente nas indústrias gesseiras. Ideval aproveitou a oportunidade para destacar o potencial do município na exploração da gipsita, através da mineração.

Coordenador das ações do MPT no polo gesseiro, o procurador Rogério Sitônio agradeceu a presença do representante ouricuriense e a adesão ao Grupo de Trabalho. Ainda mostrou ao secretário as ações que o MPT desenvolve desde 2015 na região, como inspeções, audiências públicas, assinaturas de TACs e ajuizamento de demandas coletivas contra empresas. Tudo visando garantir melhorias no ambiente de trabalho aos profissionais do setor.

Da redação do Blog Alvinho Patriota