Osvaldo Coelho se torna Patrono dos Projetos de Irrigação no Estado de Pernambuco

O líder político petrolinense Osvaldo Coelho (in memoriam) tornou-se Patrono dos Projetos de Irrigação no Estado de Pernambuco. No dia 20 de outubro o governador Paulo Câmara sancionou a Lei 17.086/2020, oriunda de projeto do deputado Clodoaldo Magalhães, fazendo essa homenagem ao ex-deputado federal.

Filho de Clementino de Sousa Coelho e Josefa de Sousa Coelho, Osvaldo de Sousa Coelho nasceu em 1931. Sua família possui fortes raízes políticas em Petrolina, tendo como patriarca Clementino Coelho.

Osvaldo estreou na política em 1954, enquanto ainda era estudante universitário, elegendo-se deputado estadual. Em 1966 elegeu-se deputado federal por Pernambuco, assumindo cadeira na Câmara em 1967. No mesmo ano, pediu licença para assumir a secretaria estadual da Fazenda no governo do irmão Nilo Coelho.

Depois, se ausentou da política para administrar os negócios da família nos setores pecuarista e industrial. No ano de 1978 retornou à Câmara dos Deputados, onde exerceu oito mandatos sempre em defesa dos sertanejos, tendo como principais bandeiras a educação e irrigação no semiárido.

Conhecido como “Deputado da Irrigação”, Osvaldo lutou para transformar Petrolina no grande centro de fruticultura irrigada que atualmente é, desenvolvendo toda a região do Sertão do São Francisco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota