Opinião: Análise sobre a campanha política em Salgueiro

Por Noéliton Costa de Sousa

Ao longo dos meus 21 anos em Salgueiro nunca deixei de acompanhar uma campanha política. De lá para cá assimilei o modo de fazer campanha dos grupos que concorrem a prefeitura de Salgueiro.

Quando concorreu com Dr Chico, o PSB sempre adotou um tom passivo, saindo daí o lema que se fazia campanha com amor e sem ódio.

Nas campanhas com Dr Chico e com Alvinho Patriota, sempre foram cientes e senhores da vitória. Não respondiam a ataques e muito menos nunca atacaram. Foram sempre muito respeitosos. Mantinham o nível da campanha sempre da forma mais ética possível, sem agressões, palavrões ou ataques pessoais, típico dos candidatos que são conhecedores profundo das suas vitórias.

O tempo de campanha era dado para apresentar propostas, debater os problemas do município.

Na campanha desse ano, 2020, quem vê a forma como o PSB se comporta jamais consegue fazer qualquer semelhança com os anos anteriores. É uma verdadeira mutação.

São ataques pessoais, divulgação de pesquisas duvidosas, tentativa de atribuição de atos criminosos ao candidato Clebel e outros comportamentos que destoam longinquamente daquele partido que sempre soube que uma eleição estava ganha.

A julgar por esse comportamento que de certa forma subentende um certo desespero, é possível entender um quadro eleitoral altamente desvantajoso para o PSB, chego até a falar que passa longe daquilo que seria empate técnico, com nenhuma possibilidade de se configurar os dados de vantagem de 4% na pesquisa divulgada pelo partido.

A passividade antes mostrada pelo PSB agora se vê no candidato Clebel Cordeiro. Ao que tudo indica, talvez por orientação de sua equipe de marketing, Clebel não tem respondido aos ataques, típico de um candidato que possui larga margem de vantagem.

Seu comportamento na campanha se assemelha em muito ao que antes era o PSB que surfava na onda da vantagens das pesquisas de consumo interno.

Vale registrar que a tranquilidade, passividade e a não resposta a atos de desrespeitos são típicos dos candidatos que estão ganhando e não apenas do PSB do passado.

14 comentários sobre “Opinião: Análise sobre a campanha política em Salgueiro

  1. ARNALDO LUCIANO DA LUZ ALENCAR FERREIRA

    Damião, não tinha visto sua opinião antes,vi agora, você é quem está muito desinformado, chame Os Drs, chame, João Ronaldo e entre na justiça contra minha pessoa, primeiro vá na delegacia e procure saber como foi a estória do tiro na casa de João Ronaldo, de uma coisa lhe garanto não tenho medo de Processo.

  2. Emanuel Ferreira

    Com relação às pesquisas, o TSE vai precisar analisar e tomas medidas nos próximos pleitos. Esse não é um fenômeno só de Salgueiro, é do país todo. Esses blogs locais têm feito pesquisas com metodologias estranhas e muitas têm sido questionadas judicialmente. E lembrem-se de que, no caso de Salgueiro, o próprio Clebel saiu divulgando sua vantagem na primeiro pesquisa divulgada antes mesmo de os números se tornarem públicos. Estranho isso também, não é?

  3. Emanuel Ferreira

    Concordo com o caro autor, no que diz respeito à mudança de estratégia. Mas enxergo muito mais como um realinhamento de rota e que vem sendo conduzido desde o começo da campanha, não de agora. Na última eleição, o PSB manteve o tom de “paz e amor” e acabou engolido pelo marketing de Clebel. Dessa vez resolveu brigar com as mesmas armas.

  4. ARNALDO LUCIANO DA LUZ ALENCAR FERREIRA

    Os Drs não tem uma proposta, Só sabem atacar, são movidos pelo ódio e pelo rancor, na entrevista que deu na Asa Branca o Dr baixou o nível e ainda saiu na mentira dizendo que tinham atentado contra a casa de João Ronaldo, Quando na verdade foi um menor com espingarda de chumbinho e já foi tudo esclarecido na Polícia, Salgueiro não merece tanto ódio e tanto rancor.

    1. Damião

      O SR. ARNALDO LUCIANO DA LUZ ALENCAR FERREIRA, COM SEUS ATAQUES QUE PARECEM ODIOSOS E SEMPRE DIRECIONADOS AOS CANDIDATOS DR. MARCONES E DR. EDILTON, OS QUAIS E QUEM MELHOR PODE REPRESENTAR NOSSA SALGUEIRO, ESTÁ SEMPRE PROMOVENDO A DISCÓRDIA ENTRE OO CANDIDATOS MAJORITÁRIOS, VOCÊ REFLITA EM SUAS PALAVRAS, QUANDO DIZ QUE ELES SÃO MOVIDOS PELO ÓDIO E RANCOR , QUAL FOI A MENTIRA QUE O MARCONES DISSE, SE VOCÊ ATIRA UMA PEDRA OU QUAISQUER OBJETO NA RESIDENCIA DE QUAISQUER PESSOAS, CONSTITUI UM ATENTADO SIM, NEM QUE SEJA DE MENOR POTENCIAL, A DEPENDER DA REGIÃO DO CORPO EM QUE A PESSOA FOR ATINGIDA, O MESMO PODERÁ CORRER RISCO DE MORTE, ETC., VOCÊ ESTÁ MUITO BEM INFORMADO DO CASO, COM BASE NO SEU INFORME, A DELEGACIA DE POLÍCIA E O PODER JUDICIÁRIO ATÉ QUE PODERIA LHE INTIMAR E ARROLADO COMO TESTEMUNHA, POR ESTÁ MUITO BEM INFORMADO. SEJA APARTIDÁRIO E IMPARCIAL

  5. Alvinho Patriota

    Olá!
    Nosso Blog vem caminhando desde 2009, sem interrupção, passando por muitos momentos de turbulência, sem contudo, se desviar do seu caminho, ou seja, informar os fatos como eles acontecem.
    Pessoalmente temos, como é natural, nossas predileções, porém procuramos não eivar o Blog de tais sentimentos porque seu papel não é de agradar a uns, desagradando a outros e sim, bem informar a todos.
    Por isso, estamos abertos a postar os artigos de opiniões, desde que não sejam agressivos, bem como os comentários.
    Propomos debates que elevem a auto estima do povo tão sofrido nos últimos tempos (diante dessa pandemia – Covid-19).
    Obrigado!
    Alvinho Patriota

  6. Fabio

    Essa é a opinião do que foi sem nunca ter sido, secretário de educação. Emite sua opinião como se fosse influenciar em algo. Nem cheira, nem fede na política de Salgueiro. Se for por falta de adeus, tchau e leva junto teu prefeito.

  7. Aderaldo José

    Realmente não entendi..Ele está avaliando o governo ou a campanha?O amigo ai poderia falar da administração de Clebel..Foi ótimo Noeliton?Dá opinião de campanha realmente ele poderia deixar p marqueteiro..

  8. José de Oliveira

    O sentimento de Noeliton é o mesmo sentido por muitos que olham o cenário sem paixão política. Uma campanha movida por acusações, onde as propostas, que até no plano de governo, não são bem apresentadas.

  9. André Santos

    Respeito mas não concordo em nada que foi citado acima,vejo sim uma mudança de estratégia por parte do atual gestor,escândalos,processos,mentiras que o os obrigam a pegar leve,a ser mais paz e amor,a campanha de Marcones ganhou e está ganhando força a cada dia…nao tenho dúvida que o povo acordou pra tanta asneiras e atitudes desrespeitosas do atual prefeito,uma chapa vencedora de Marcones e Edilton se firmou e vai levar essa…Salgueiro pede é merece o melhor,chega de amadorismo e falsas promessas.