Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Operação deflagrada pela Polícia Federal em Salgueiro mira esquema de corrupção no programa TFD entre 2012 e 2017

Foram divulgados mais detalhes sobre a ação da Polícia Federal (PF) em Salgueiro, iniciada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 28. Segundo a PF, a operação intitulada “Solaris” visa investigar desvios de recursos públicos identificados na Secretaria Municipal de Saúde, num esquema de corrupção envolvendo ex-servidores e uma empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação para pacientes atendidos pelo programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio).

As investigações começaram há cinco meses e contam com o envolvimento do Ministério Público Federal (MPF). A averiguação apontou que recursos foram desviados do Fundo Municipal de Saúde para fins ilícitos no período de 2012 até meados de 2017. Os órgãos destacaram que os desvios atingem a gestão passada e não a atual, como vinha sendo comentado.

Ao todo, 36 agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Salgueiro, três em Recife e um em Olinda. A finalidade é reunir documentos relativos à contratação e pagamentos feitos no programa TFD, bem como planilhas de transporte e hospedagem. Estão sendo investigados crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa. O valor do prejuízo aos cofres públicos ainda está sendo avaliado.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Operação deflagrada pela Polícia Federal em Salgueiro mira esquema de corrupção no programa TFD entre 2012 e 2017

  1. Paulo Siqueira

    Na operação que teve início às 6h de hoje, estão sendo utilizados 36 (trinta e seis) policiais federais que estão dando cumprimento a 08 (oito) Mandados de Busca e Apreensão, sendo 04 (quatro) em Salgueiro/PE (02 (dois) endereços da Prefeitura Municipal de Salgueiro/PE e mais 02 (dois) nos bairros de Nossa Senhora das Graças e Divino Espírito Santo) como também 03 (três) em Recife/PE (01 (um) no bairro de Santo Amaro e 02 (dois) na Boa vista e 01 (um) em Olinda/PE no bairro de Casa Caiada) com o objetivo de arrecadar documentos relativos a contratação e pagamentos prestados ao Programa de Tratamento Fora do Domicílio, além de planilhas de controles de hospedagem e transporte.

    Os crimes que estão sendo investigados são os contidos nos artigos 288 (associação criminosa), 299 (falsidade ideológica), 312 (peculato), 317 (corrupção passiva) e 333 (corrupção ativa) todos do Código Penal, cujas penas somadas ultrapassam os 30 anos de reclusão. O valor dos prejuízos aos cofres públicos bem como os recursos desviados ainda estão sendo levantados. Os desvios dos recursos dizem respeito à gestão municipal passada e não da atual!

    *A operação foi intitulada Solaris em virtude de ser o nome em latim que faz referência à empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação dos pacientes enviados pela Prefeitura de Salgueiro através do Programa Tratamento Fora do Domicílio.

    * COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PF/PE