Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Operação da Polícia Federal investiga desvio de recursos da Secretaria de Educação de Petrolina

Na manhã desta terça-feira, 13, a Polícia Federal deflagrou uma operação de combate a um esquema de corrupção, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa em contratações feitas pela Secretaria de Educação de Petrolina. A “Operação Contrassenso” contou com a participação de aproximadamente 150 policiais federais e auditores da CGU.

De acordo com a Polícia Federal, uma investigação inicial apontou irregularidades na aquisição de ‘kits escolares’ entre o final de 2015 e 2020, com o uso de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), repassados pelo Governo Federal.

Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, o delegado da PF Afonso Marangoni explicou a dinâmica do esquema. “Algumas dessas fraudes foram o direcionamento de contratação para determinadas empresas e o sobrepreço de determinados itens. Além disso, outros elementos identificados durante as investigações apontaram para a corrupção de alguns servidores da secretaria”, disse.

A operação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão em órgãos da Prefeitura de Petrolina, além de endereços da Região Metropolitana do Recife (RMR) e até no Estado de Minas Gerais. As investigações envolvem contratações que passam de R$ 20 milhões.

Da redação do Blog Alvinho Patriota