Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

ONG Vida participa de audiência pública sobre segurança da Barragem Senador Nilo Coelho, em Terra Nova-PE

Representada por seu presidente, Alvinho Patriota, e o diretor, Cantarelli Feitosa, a ONG Vida de Salgueiro participou de audiência pública sobre a situação da Barragem Senador Nilo Coelho, realizada na manhã desta terça-feira, 18, no Ginásio Poliesportivo de Terra Nova-PE. A reunião contou com a presença de diversas autoridades e agricultores da região, que discutiram principalmente a situação do reservatório, o plano de contingenciamento (caso a barragem se rompa) e o projeto de recuperação do equipamento hídrico.

Entre as autoridades presentes no ginásio estavam a prefeita de Terra Nova, Aline Freire; o presidente da Câmara de Vereadores, Bado David; o ex-prefeito Laerte Freire; o deputado estadual Lucas Ramos; a secretária estadual de Sistemas Hídricos, Simone Rosa; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim; o diretor de Recursos Hídricos do IPA, Flávio Duarte; o vice-prefeito de Cabrobó, Pedro Caldas; além de representantes da Codevasf, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, APAC, Defesa Civil e outras entidades.

Os agricultores que compareceram ao local saíram decepcionados com as autoridades públicas. Isso porque não foram informados sobre uma data concreta para o início das obras de recuperação. Enquanto isso, o reservatório tem que ser mantido com a capacidade mínima, prejudicando a produção agrícola do município. Os representantes do Governo de Pernambuco disseram apenas que o plano de readequação já está pronto e entrará em fase de parceria com o Governo Federal para angariar os recursos financeiros necessários à abertura da licitação. Somente o projeto a respeito da situação da barragem custou R$ 291 mil.

A audiência foi realizada pela prefeitura, Defesa Civil Municipal e Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Defesa Civil de Pernambuco e Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “ONG Vida participa de audiência pública sobre segurança da Barragem Senador Nilo Coelho, em Terra Nova-PE

  1. Gustavo Ferreira Filho

    Vai ser a pior decepção da vida desses trabalhadores que usa a água deesa Barragem, o Governador Não tem nenhum compromisso com o povo de Pernambuco, vocês vão esperar em vão, pois ele nunca vai fazer o serviço dessa barragem e os produtores mais uma vez seram os prejudicados, lá na zona da mata ainda tem barragens que não foram concluídas e já se passaram mais de dez anos e o Governo de Pernambuco não concluiu as barragens.