Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Obama retoma relações com Cuba: “O embargo não teve os efeitos desejados”

Aos que se opõem ao fim do embargo a Cuba, Barack Obama diz não acreditar que faça sentido continuar a fazer a mesma coisa durante cinco décadas esperando resultados diferentes.

O Presidente norte-americano Barack Obama começou a conferência desta quarta-feira na Casa Branca dizendo: “Hoje os EUA vão mudar a sua relação com o povo de Cuba”. Sublinhou que se trata da mudança mais significativa nas políticas entre os dois países em mais de 50 anos.

Obama anunciou que John Kerry, secretário de Estado dos EUA, vai começar imediatamente a dialogar com Cuba pararestabelecer as relações entre os dois países. Acrescentou que os Estados Unidos vão voltar a ter uma embaixada em Havana.

Quanto ao embargo a Cuba que os EUA mantêm desde 1961, Barack Obama não acredita que este tenha cumprido o seu propósito, embora “bem intencionado”, como o classificou. O Presidente esclarece que para levantar o embargo precisará do apoio do poder legislativo, nomeadamente do Congresso, que neste momento é controlado pelos Republicanos, a força política oposta.

No entanto, para os que se opõem ao fim do embargo, Obama sublinha que não faz sentido continuar a fazer “a mesma coisa durante cinco décadas” e esperar “um resultado diferente”.

Barack Obama espera que uma presença americana mais forte possa potenciar uma transformação na sociedade cubana. O Presidente afirma que o país aprendeu duramente que “uma transformação duradoura num país é mais provável se o povo não for sujeito a caos”.

Fonte: DN Globo