O problema do lixão de Terra Nova

Município localizado no Sertão Central de Pernambuco, possuindo grande potencialidade para a agricultura, principalmente irrigada, haja vista as suas terras de boa qualidade e de ser servido pelo Riacho Grande que atravessa todo o seu território, bem como o canal da transposição com várias barragens, das quais pelo menos duas já abastecidas com água do São Francisco.

Além disso, tem a barragem Nilo Coelho que ao longo dos anos vem assegurando a produção de alimentos no Vale do Riacho Grande a partir da cidade de Terra Nova até Cabrobó.

Até aí, tudo bem!

Mas é preciso que a população exija dos políticos, dos seus gestores públicos e ela própria ofereça a sua contrapartida em busca dos investimentos necessários à produção e ao desenvolvimento do povo, e que tudo aconteça simultaneamente.

O fato negativo é que em Terra Nova, como vemos praticamente em todos os municípios, os lixões a céu aberto envergonham a todos nós e tudo acontece às claras, sem medidas eficazes das autoridades para solução desse grande problema causado à saúde pública e ao meio ambiente como um todo.

Esse lixão de Terra Nova fica bem próximo à cidade e do Riacho Grande, afluente do São Francisco, consequentemente provoca contaminação da água que todos consumimos. Fica praticamente impossível a permanência de ser humano (e aí não sabemos como os catadores de plantão aguentam), em contato com esse ambiente infectado.

Sabemos das dificuldades que o país atravessa em decorrência dos desmandos praticados contra o povo que fez a sua parte, quando não deixou de contribuir em momento algum, pagando embutido nos produtos que consome os altos impostos, tendo sido, no entanto, enganado, sem o retorno dos serviços essenciais. É preciso pois, que todos se empenhem na busca de solução para os problemas, como o caso presente: esse vergonhoso lixão.

Escrito por Alvinho Patriota

6 comentários sobre “O problema do lixão de Terra Nova

  1. Alvinho Patriota

    Vejam, há mais de 8 anos este Blog vem informando, reivindicando, protestando diante dos problemas que afligem a população independente do lugar.
    Até hoje trabalhamos sem cobrar um real de quem quer que seja.
    Essa matéria mostra o lixão de Terra Nova. Se está localizado no município de Cabrobó, não vem ao caso bem tira a responsabilidade dos gestores, sejam eles quais forem.
    Quero dizer a pessoa que disse que a matéria em parte é mentirosa, que por favor faça uma releitura e diga onde está a mentira.
    Quanto a água da transposição, quando chegar na barragem da mangueira em Salgueiro, deve perenizar ou canalizar água em todo riacho grande, beneficiando os três municípios, Salgueiro, Terra Nova e Cabrobó. Para isso há tempo vimos lutando…
    Não entramos em discussão partidária nem de grupo A ou B.
    Muito obrigado pela compreensão.

  2. Edvam Menezes

    Terra Nova e os demais municípios do Sertão, as margens dos afluentes do rio São Francisco receberam recursos para a construção de aterros sanitários e tratamentos de esgotos, mas não conheço o que está funcionando. Isso é só a imagem da realidade de todos os municípios. Terra Nova não é contemplada com águas da Transposição, a não ser que venham a encher a próximo barragem, que também não fica em Terra Nova e sim no município de Cabrobó, mas que pode abrir a comporta e beneficiar. Esse lixão fica dentro do município de Cabrobó.

    1. Silvestre Araujo

      Onde esta esse recurso porque ja rodei por todas as secretarias. E ate agora nem promessa. Queria saber quem liberou esse dinheiro e onde estar, estou a procura de resolver este problema .

  3. Jotha Silveira

    Isso é o que vemos a olhos nú,em todas as esferas ,municipal, estadual e federal. Não vejo uma saída,a não ser conscientização da nossa gente para cobrar de quem de direito, providências urgente, pois não somos convidados para o banquete,mas somos convidados para pagar a conta.

    1. Silvestre Araujo

      Queria aqui dizer que em parte essa materia e mentirosa, o municipio de Terra Nova nao tem barragens beneficiadas com a transposiçao e sim o municipio de Cabrobo apartir da Barragem do estreito, e o lixao nao fica proximo a Barragem Nilo Coelho.

      1. Antônio Carlos

        A matéria não é mentirosa, agora você está comendo na mesma panelinha, aí vem defender… porque não tem muito tempo que você era o primeiro a concordar com isso, puxa saco.