Vida FM Salgueiro FM

Nova condenação ameaça ‘soltura’ em 2020 de Lula, que agora pode ficar preso até 2022

A condenação do ex-presidente Lula no processo do sítio de Atibaia (SP) a 12 anos e 11 meses de prisão, na quarta-feira (6) pela juíza Gabriela Hardt, não interfere de imediato na pena anterior referente ao tríplex no Guarujá (SP). Mas pode complicar a progressão de regime de prisão do petista. Se não tivesse mais nenhuma condenação além da do tríplex, Lula poderia deixar, em abril de 2020, o regime fechado de prisão para o semiaberto – por meio do qual sairia para trabalhar durante o dia e só voltaria para a cadeia à noite. Agora, com a segunda condenação na Lava Jato, o petista vai continuar no regime fechado até meados de 2022 se a segunda instância confirmar a pena imposta por Gabriela Hardt.

A Lei de Execução Penal prevê que, para progredir do regime fechado para o semiaberto, o preso precisa cumprir pelo menos um sexto da pena a qual foi condenado.

No julgamento de segunda instância do processo do tríplex, realizado no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), a pena de Lula foi aumentada em três anos em relação à que havia sido imposta pelo juiz Sergio Moro: ficou em 12 anos e um mês. Teoricamente, isso pode vir a ocorrer no caso do sítio – bem como a redução da pena ou até mesmo a absolvição de Lula. Assim, o cálculo do tempo para Lula poder pleitear a progressão de regime depende do TRF-4.

Fonte: Gazeta do Povo

2 comentários sobre “Nova condenação ameaça ‘soltura’ em 2020 de Lula, que agora pode ficar preso até 2022

  1. Mary Carvalho

    Lula é um preso político dessa elite brasileira. Infelizmente ainda tem gente que não se enxerga como trabalhador e fica disseminando ódio contra ele e do lado da casa grande. Não reconhecem o que ele fez para o povo brasileiro em especial ao povo do Nordeste, dando dignidade, além de levar o Brasil a uma das maiores potência do mundo, tirou muita gente da extrema pobreza e foi reconhecido no MUNDO TODO. Mas a mídia comprada pelos poderosos que querem o povo como escravos, encravou na cabeça desses ignorantes que Lula é um criminoso e através de um grande golpe E SEM PROVAS, o prenderam. o mal desse país é ignorância política, as pessoas não pesquisam, não estudam não buscam informações fora a TV aberta. Por isso pode concluir que só existe dois tipos de pessoas que apoiam as propostas desse novo governo, como essa reforma da morte que é a reforma da previdência, a entrega do meio ambiente e da FUNAI aos ruralistas, o aval pra matar pobres, a educação precária ministrada por um analfabeto, cortes nos programas sociais, uma desequilibrada como representante da família, entre outros. Então ou é patrão empregador pertence à elite ou é um ignorante político sem conhecimentos de causa. Não existe outra explicação lógica.
    E Enquanto isso Temer, Jucá, Aécio, Flávio Bolsonaro, Queiroz estão aí soltos rindo da cara do povo brasileiro. Esse é o BRASIL!!!!