Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mudança na meta de superávit primário do governo será votada nesta quarta

O presidente do Congresso, Renan Calheiros, informou que o projeto que altera a regra de cálculo do superávit primário deste ano deve ser votado nesta quarta-feira (26).

Os parlamentares começaram a discutir às 15h30 desta terça os 38 vetos presidenciais, que trancam a pauta do Congresso. A oposição insistiu para que cada um dos vetos fosse discutido separadamente, o que pode prorrogar a sessão por muitas horas.

Renan informou que conversará com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para que nova sessão conjunta do Congresso seja marcada para apreciação do PLN 36/2014, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014 para permitir que o governo faça um superávit pequeno este ano. A sessão pode ser agendada já para esta quarta-feira (26).

O PLN 36 foi aprovado nesta madrugada na Comissão Mista de Orçamento, em meio a embate entre parlamentares do governo e da oposição. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, manifestou confiança na aprovação pelo Congresso Nacional do projeto que trata da mudança no cálculo do superávit.

Em entrevista no Salão Verde, Henrique Alves afirmou que embora a luta política seja natural, essas matérias são superiores a posições político-partidárias e ganharam importância devido a uma conjuntura internacional que exige uma atitude do Legislativo neste momento.

Ele acrescentou que é direito da oposição obstruir e questionar, mas frisou que a maioria dos parlamentares tem a obrigação de comparecer e votar, “já que o Brasil precisa dessa participação do Legislativo”.

Fonte: Jornal do Brasil