Vida FM Salgueiro FM

MPPE recomenda que órgãos públicos investiguem surto de doença transmitida pela água em Carnaíba

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que órgãos públicos abram uma investigação para identificar a causa de um surto de doença transmitida pela água no município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú. Até o momento foram notificados três casos desse tipo de enfermidade. As providências devem ser tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e Gerência Regional de Saúde.

Conforme a Nota Técnica nᵒ 05/2019, elaborada pela Diretoria Geral de Monitoramento e Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Saúde Ambiental e do Trabalhador (DGVSAT) do MPPE, o poder público municipal deve notificar a anormalidade na plataforma do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde e, em seguida, iniciar uma investigação de campo.

Na recomendação, a promotora Adriana Wludarski ainda orienta o poder público a, entre outras ações, interditar imediatamente o ponto da rede de abastecimento de água que ocasionou o surto, visando afastar o risco de contaminação e novos casos. O município também precisa fazer coletas de amostras da água e monitorar o abastecimento de equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde.

Os referidos órgãos têm um prazo de 10 dias para responder ao MPPE se acatam ou não as medidas recomendas. Caso atendam, devem comprovar que fizeram o que era preciso.

Da redação do Blog de Alvinho Patriota