Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPPE recomenda medidas para a segurança e bem-estar dos animais durante vaquejada em Serra Talhada

Organizadores da 2ª Vaquejada do Parque Haras Líder, em Serra Talhada, devem adotar medidas para garantir a proteção da integridade física e bem-estar dos animais, além do ordenamento dos shows musicais durante o evento. Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi firmado pelo proprietário do parque perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), comprometendo-se a seguir as boas práticas da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), além de observar as normas de segurança e higiene do local. O evento ocorre entre a próxima quinta-feira, 25, e domingo, 28, na Fazenda Poço da Cruz.

As principais medidas dizem respeito à proteção dos animais e das pessoas, como disponibilização de água e comida para os bovinos e equinos; acompanhamento constante por médicos veterinários; separação de bois com chifres pontiagudos que possam causar riscos aos competidores; e proibição de os vaqueiros usarem freios, esporas ou qualquer outro tipo de equipamento que possa ferir os animais.

Por sua vez, a organização envolvida nas apresentações musicais precisa seguir diversas normas, como providenciar o encerramento de todos os shows, com desligamento de todos os equipamentos sonoros, até as 3h da madrugada; proibir a comercialização de bebidas em vasilhames de vidro e evitar a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Ainda devem providenciar banheiros limpos para o público e garantir a presença de, pelo menos, um médico socorrista, um enfermeiro ou um técnico de enfermagem, com ambulância de plantão.

Caso haja descumprimento de qualquer item do acordo, o responsável pagará multa de R$ 10 mil por infração. Todo o valor será revertido ao Fundo Estadual do Meio Ambiente. O promotor também pode pedir a interdição do parque, suspensão das atividades e proibição definitiva de funcionamento do local.

Da redação do Blog Alvinho Patriota