Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPF denuncia invasão de terra da União e danos em área considerada de preservação permanente em Salgueiro

Dois homens foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por invadirem terra da União e destruírem vegetação em área considerada de preservação permanente na zona rural de Salgueiro. Segundo o procurador da República André Estima, autor da denúncia, o local onde os crimes foram praticados fica às margens da barragem de Negreiros. A área foi desapropriada em 2008 por causa das obras do canal do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.

Investigações do MPF indicam que os crimes foram praticados em 2017. A dupla foi presa e autuada em flagrante por desmatar e incendiar vegetação nativa da Caatinga. Ambos confessaram que o objetivo era deixar a área propícia para plantação. Na área invadida também foram encontradas estruturas para habitação e exploração, a exemplo de estacas para construção de uma casa e cerca de arame farpado.

Se a Justiça Federal aceitar a denúncia, os acusados podem ser condenados a até seis anos de prisão, mais pagamento de multa, por crime ambiental e de invasão de terras públicas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota