Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mototaxistas protestam em frente à Prefeitura de Salgueiro ao som da música “Prefeito Perseguidor”

Atrás de um ‘paredão’ tocando a música “Prefeito Perseguidor”, do paraibano Hélio dos Teclados, mototaxistas ainda não regularizados realizaram um protesto pelas principais ruas de Salgueiro na manhã desta sexta-feira, 18. O grupo fez uma primeira parada em frente à Câmara de Vereadores e finalizou a manifestação em frente à prefeitura. Eles pedem, principalmente, que o prefeito conceda mais prazo para adequação à lei que regularizou o serviço de mototáxi no município.

Líder do protesto, João Paulo da Mototáxi Mania reclamou da recente aprovação de outra lei que instituiu o Código Disciplinar do Serviço de Mototáxi em Salgueiro. “Com essa lei eles podem multar a gente 24 horas por dia”, lamentou, pedindo que o prefeito estenda o prazo. “Se ele não conceder esse prazo, ele tá se acabando politicamente e acabando o grupo dele, que botou ele aí”, afirmou.

Ainda segundo a liderança do ato, fiscais estão se dirigindo aos pontos não legalizados, ameaçando os motoqueiros. “Hoje a gente está sendo escorraçado, massacrado. Estão indo nos pontos dizer que ‘ou tira o ponto ou a gente vem e tira”, expôs. Ele assegura que os mototaxistas não são contra a regularização, mas precisam de mais tempo para atender todos os requisitos da lei municipal.

O outro lado

O diretor de Trânsito e Transportes de Salgueiro, Thayrone Torres, já disse reiteradas vezes que a legalização do serviço é uma obrigação imposta pela Lei Federal nᵒ 12.009/2009. A princípio a prefeitura conseguiu 471 placas vermelhas, mas pode adquirir outras em caso de aumento da demanda.

Para se legalizar, o mototaxista deve cumprir os seguintes requisitos: ter no mínimo 21 anos, possuir CNH na categoria A há pelos menos 2 anos, participar de um curso de capacitação e utilizar moto com no máximo 5 anos de uso. 

Da redação do  Blog Alvinho Patriota