Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Morre Olímpio Souza, um dos precursores da comunicação em Salgueiro

7386

O município de Salgueiro possui atualmente quatro emissoras de rádios, diversos sites, portais e blogs, mas lá atrás, quando ainda não existiam rádios na cidade, a população ouvia músicas e comerciais nas vias públicas através da rádio difusora criada por Olímpio Souza, com o nome de Miramar FM.

Hoje Salgueiro perdeu este cidadão, que foi um dos precursores da comunicação no município juntamente com Damião Peba (in memoriam).

Olímpio Souza morreu aos 88 anos na manhã desta segunda-feira (20) no Pronto Socorro São Francisco, em decorrência de problema de saúde. Ele é pai de Ailton Souza, proprietário da banda Limão com Mel e da rádio Talismã FM.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

5 comentários sobre “Morre Olímpio Souza, um dos precursores da comunicação em Salgueiro

  1. Marcos Aurélio Marins

    Eu tenho como recordação grata e frequente da minha juventude , Seu Olimpio anunciando as matinées do Cine Salgueiro e os cartazes dos respectivos filmes colados em seus carros.
    Fica com Deus.

  2. Charles

    Meus sentimentos a toda família! Que Deus possa conforta a todos familiares.
    Família Jerônimo Gonçalves.

  3. Jornalista Machado Freire

    Pode-se dizer que Olimpio é o pai da comunicação de Salgueiro.

    Foi i ele quem pensou e usou sua inteligência para criar a primeira emissora rádio do Sertão Central, a partir de Salgueiro, a Miramar.

    Praticamente sozinho, o radiotécnico Olimpio de Nanaô , como era chamado pelos parentes e amigos, montou em sua própria casa, criou um transmissor de rádio com a frequência AM.

    Nascia ali a ideia de criar a primeira rádio em Salgueiro que só veio se tornar realidade muitos anos depois, com a chegada da Asa Branca, uma conquista de Salgueiro liderada pelo meu grande amigo Mansueto de Lavor, nascido ali na fazenda Urubu, em Serrita.

    Tive a satisfação -e a coragem inocente de “cuspir” (como costumo falar na brincadeira) no microfone da Rádio Miramar, onde fazia um programa da Jovem Guarda.

    Mas a rádio não estava legalizada, embora Salgueiro já contasse com um prefixo do Sistema Jornal do Comércio de Comunicação, de propriedade do ex-senador Francisco Pessoa de Queiroz, amigo do coronel Veremundo Soares. O saudoso Zé de Osmundo era doido para ver essa rádio funcionando em Salgueiro.

    Como estávamos em uma situação de “ilegalidade”, em plena ditadura, lá fui eu ao Recife buscar informaçao e orientação junto ao extinto Dentel para legalizar a rádio que era sintonizada até Serra Talhada. Pense num “atrevimento danado”.

    Na minha volta para Salgueiro contei a Olimpio que não tínhamos como continuar com a rádio no ar, pois precisávamos “preencher” uma série de requisitos, um dos quais aguardar que um dia o governo abrisse um edital para implantarmos uma emissora de rádio.

    A nossa saudosa Rádio Miramá (filha da Miramar Publicidade, que tinha um carro volante com bocas de auto falantes) teve que sair do ar tem seu nome lembrado apenas na empresa mantenedora da Talismã FM, de propriedade de Ailton, filho de Olímpio.

    Então, Olímpio -que hoje fecha os olhos, nasceu para a comunicação deixando um importante marco de inteligência e devoção à comunicação social. Ele não era apenas um radiotécnico; foi um grande inventor e criador.

    Orgulho-me de ter sido amigo do grande Olímpio Souza e me solidarizo com todos seus familiares, parentes e amigos.

    .

  4. Júnior

    Nossos sentimentos aos Souza. Seu Olímpio foi vizinho dos meus pais na Poeta Levino Neto ainda nos anos 70. Um grande pioneiro em publicidade e equipamentos.