Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Morales declara vitória e segue para 3º mandato

O presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou vitória nas eleições realizadas ontem (12) no país, logo que as primeiras pesquisas de boca de urna começaram a ser divulgadas. Com isso, o mandatário segue para seu terceiro mandato.

Divulgadas pela imprensa local, as pesquisas apontaram um triunfo de Morales, do partido Movimento ao Socialismo (MAS), com cerca de 60% dos votos, contra 24,5% do concorrente Samuel Doria Medina, da Unidade Democrata (UD). Em seguida, aparecem Jorge Quiroga, da Democracia Cristã (PDC), com 9%; Juan del Granado, do Movimento Sem Medo (MSM), com 3%; e Fernando Vargas, do Partido Verde (PV), com 3%. Ao todo, a Bolívia possui 5,9 milhões de eleitores internos e 272 mil no exterior. Morales teria vencido em oito dos nove departamentos (estados) do país. Sua vitória mais contundente foi em Cochabamba, Oruro e Potosí, com média de 66%. Ele teria perdido apenas em Beni, onde conquistou 43% dos votos, contra 49% de Medina.

Em 2005, Morales venceu as eleições com 52,3% dos votos. Quatro anos depois, foi reeleito com 64%. Ele tinha prometido alcançar 70% dos votos em 2014 para quebrar seu próprio recorde. Em um pronunciamento na noite de ontem, Morales dedicou sua vitória aos ex-líderes Fidel Castro, de Cuba, e Hugo Chávez, da Venezuela, além de “todos os povos domundo que lutam contra o imperialismo”. Ele ressaltou que o resultado eleitoral permitirá que “continue promovendo a integração, não somente entre os bolivianos, mas também entre os latino-americanos”. De acordo com os resultados de boca de urna, Morales também terá amplo apoio no Congresso, pois teria conseguido eleger 36 senadores e 111 deputados, o que lhe garante apoio suficiente para aprovar reformas na Constituição. Como vice-presidente, ele manterá Alvaro García Linera, que o acompanha desde sua primeira gestão. Caso os resultados apontados pelas pesquisas de boca de urna sejam confirmados, será a segunda vez na história da Bolívia que um mesmo partido governa por três mandatos presidenciais consecutivos. Apenas o Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR) conquistou o feito entre 1952 e 1964. Integrantes do MAS, no entanto, já afirmaram que pretendem modificar a Constituição atual, promulgada por Morales, para permitir a reeleição indefinida. A expectativa é que o resultado oficial das eleições seja divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Fonte: Agência ANSA