Vida FM Salgueiro FM

Moradores da zona rural de Carnaíba são beneficiados por projeto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Mais de 30 famílias que residem nas comunidades de Gangorra e Chico Pereira, na zona rural de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, serão beneficiadas pelo Projeto de Implantação de Módulos de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) com um investimento de R$ 770 mil.

Entre os trabalhos previstos estão construção de fogões ecológicos, banheiros com fossas sépticas, unidades produtivas, barragens sucessivas e cordões de pedra, recuperação de nascente, perfuração de poço artesiano e capacitações para agricultores.

As pessoas favorecidas moram próximas a áreas indicadas como prioritárias para a realização de estudos para criação de Unidades de Conservação do bioma Caatinga. Portanto, os trabalhos começam pela implantação de melhorias habitacionais que refletem na qualidade de vida das pessoas e em menor impacto para o meio ambiente.

Nessa primeira fase serão construídos 30 fogões agroecológicos, que possibilitam a eficiência da combustão e reduzem o uso de lenha. Também serão instalados 30 banheiros com fossas sépticas. 

Da redação do Blog Alvinho Patriota