Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministro do TSE sugere que tribunal deve barrar candidatura de Lula

Em uma referência indireta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga afirmou que registros de candidatos que chegarem à corte com condenação em segundo grau por colegiado serão barrados, conforme estabelece a Lei da Ficha Limpa.

“A lei diz que os candidatos condenados em segundo grau são inelegíveis. Então se a lei diz isso e o candidato traz um documento comprovando essa circunstância, o registro é indeferido. Se for o caso, a partir da jurisdição que se tem essa informação, recorre à jurisdição superior. No caso presidencial, o TSE funciona como primeira e derradeira instância, então o procedimento é muito rápido para a pacificação do país e para não permitir que milhões de eleitores sejam conduzidos à urna para votar erradamente em um candidato inelegível”, afirmou Gonzaga, em entrevista a jornalistas, após participar do 6º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, em Curitiba.

Questionado se essa é uma opinião compartilhada pelos colegas, ele informou que todos os ministros da corte devem tender a tal decisão devido à responsabilidade do órgão e do caso. Gonzaga classificou como “fake news” a ideia de que as eleições deste ano estariam sob risco devido à indefinição, pelo menos até o momento, da candidatura do ex-presidente Lula. “Dizer que a eleição está sob risco é a maior ‘fake news’ que temos atualmente. O Brasil está com sua democracia plena, as instituições estão funcionando, teremos eleições”, definiu.

Fonte: Gazeta do Povo

Um comentário sobre “Ministro do TSE sugere que tribunal deve barrar candidatura de Lula

  1. JOSELITO

    O POVO DE BEM E TRABALHADOR QUE SUA SUA CAMISA DIARIAMENTE, NÃO ESPERA NADA MAIS QUE A LEI SEJA CUMPRIDA. E NÃO ESPERAMOS NENHUMA SURPRESA EM CONTRÁRIO. CUMPRAM-SE MINISTROS.