Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministro da Integração diz que faltam apenas 4% para conclusão das obras do Projeto de Integração do São Francisco

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assegurou nesta quarta-feira (22) que faltam apenas 4% de execução física das estruturas para conclusão das obras necessárias para passagem de água no Projeto de Integração do São Francisco. “A água chegará ao estado da Paraíba até o início de março. Nós conseguimos em dez meses estabelecer um prazo e estamos cumprindo. Estamos com 96% de conclusão, falta muito pouco”, destacou.

Acompanhado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro verificou ontem o funcionamento de estruturas em Floresta, Custódia e Sertânia, no Sertão de Pernambuco, e das bombas flutuantes cedidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsáveis pela antecipação da chegada da água à região.

De acordo com Helder Barbalho, a previsão é de que a água abasteça o açude Poções, permitindo que o Velho Chico chegue ao Estado da Paraíba. “Em seguida, a água segue para o açude Camalaú, pelo rio Paraíba,  abastecendo toda a região, em especial a área metropolitana de Campina Grande. Essa parceria com o governo de São Paulo garantiu o enchimento do reservatório de Braúnas, antecipando o prazo de passagem da água. E agora, mais uma vez, as bombas estão sendo fundamentais para que não tenhamos que esperar o reservatório de Copiti estar todo cheio e prosseguir com a integração do São Francisco”, ressaltou.

A comitiva também vistoriou três estações de bombeamento (EBV-3, 5 e 6), estruturas responsáveis por levar a água do rio São Francisco de um terreno baixo para um mais elevado. O Eixo Leste tem 217 quilômetros e vai beneficiar os estados de Pernambuco e da Paraíba. O trecho possui seis estações de bombeamento, com quatro delas já em funcionamento, além de cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios. 

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Ministro da Integração diz que faltam apenas 4% para conclusão das obras do Projeto de Integração do São Francisco

  1. Ediuilson

    Deve ser o trecho que o ministro visitou que faltam 4%, porque no todo a obra falta mais de 30%. Tem trecho de quase 100 km que ainda nem foi desmatado.

  2. Leonio

    Só se for em Pernambuco,aqui na região do cariri as obras não andam,praticamente tudo parado,de Mauriti a Crato as maquinas estão abandonadas nos canteiros de obras.