Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministro acusa Brasil de envolvimento em ataques a bases militares na Venezuela

O ministro da Comunicação da Venezuela, Jorge Rodríguez, acusou o Brasil de dar apoio a um grupo responsável por ataques contra unidades militares no Sul do país. As ações ocorreram na madrugada deste domingo e deixaram um militar morto e um ferido — um lote de armas também foi levado pelo grupo.

No Twitter, Jorge Rodríguez disse que os responsáveis pelo ataque “treinaram em acampamentos paramilitares amplamente identificados na Colômbia e receberam a colaboração desonesta do governo de Jair Bolsonaro”.

Rodríguez  revelou que seis pessoas foram detidas e que algumas armas foram recuperadas: 83 fuzis AK-103, 60 granadas, um lançador de foguetes, uma bazuca, uma metralhadora e seis caixas de munição. Há uma operação em andamento para tentar capturar os demais responsáveis e reaver o armamento. Ao todo foram levados 112 fuzis, 120 granadas, três lançadores de foguetes, três metralhadoras, dez bazucas e dez caixas de munição.

Quatro unidades atacadas

Na madrugada deste domingo, um grupo de cerca de 12 indígenas da etnia pemón, liderados por um oficial desertor das Forças Armadas, atacou uma base de infantaria na região de Gran Sabana, no estado de Bolívar, que faz fronteira com o Brasil. Além das armas eles levaram um caminhão e fizeram um refém. Depois atacaram dois postos policiais na região, onde roubaram mais armas antes de tentar atacar mais uma guarnição militar, desta vez sem sucesso.

Fonte: O Globo