Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério Público recomenda que cidadãos de Mirandiba-PE não difundam números de pesquisas sem registro

blognaseleicoesOs cidadãos do município de Mirandiba-PE receberam recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que não difundam os números de pesquisas sem registro no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Quem divulgar as pesquisas não registradas em veículos ou redes sociais poderá pagar multa em R$ 50 mil a R$ 100 mil Unidades de Referência Fiscal (UFIRs). A penalidade está prevista no inciso 3° do artigo 33 da Lei Federal n° 9.504 de 1997.

A promotora Eleitoral Thinneke Hernalsteens, responsável pela Promotoria de Justiça da 74ª Zona Eleitoral, recebeu denúncias de que havia veículos com adesivos de uma candidata à Prefeitura de Mirandiba e de seu vice, com a porcentagem de 58% divulgada de maneira ostensiva. Porém, em consulta ao sistema de registro de pesquisas do TSE, foi constatado que não tinha registro de pesquisa para o município.

O número também foi divulgado nas redes sociais de eleitores como se refletisse um resultado obtido por pesquisa eleitoral, reforçando a influência irregular no eleitorado, pois a enquete constitui um mero levantamento de opiniões, sem nenhum controle dos dados nem utilização de método científico.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Ministério Público recomenda que cidadãos de Mirandiba-PE não difundam números de pesquisas sem registro

  1. Jornalista Machado Freire

    É, pelo que eu soube, tem um pessoal lá metido a dono do mundo querendo se sobrepor à Justiça Eleitoral.

    Aquele estilo besta tipo coronelesco que ainda perembuca aqui no Sertão,não sabe ?

    Tem político por estas bandas que querem ser o dono do mundo e mais a metade do outro mundo !

    Vamos em frente !