Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério Público pede providências após análises constatarem contaminação na água consumida pelos salgueirenses

Muitos salgueirenses estão consumindo água contaminada pelas bactérias Coliformes totais e Escherichia Coli. Isso foi o que constatou o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), no período de 1° de janeiro de 2017 a 02 de agosto de 2017. O mais grave é que foi constada contaminação em grupos populacionais de risco, como nas escolas Doutor Severino, Dom Malan e Antônio Vieira de Barros. Segundo o MPPE, foi comprovado que as bactérias também estão na água distribuída pela Compesa no Centro, Campinhos, Ipueira VI, Sítio Maniçoba, Sítio Cachoeira, Baixio Verde e Sítio Solta.

Para preservar a saúde dos moradores de Salgueiro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou no dia 30 de outubro que a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) realize o monitoramento sistemático da qualidade da água em locais que albergam grupos populacionais de risco e de grande circulação de pessoas, tais como escolas, hospitais, creches, postos de saúde e asilos, tendo em vista a ocorrência de surto nessa cidade. A Apevisa deve encaminhar relatórios de fiscalização à Promotoria.

Por sua vez, a VII Gerência Regional de Saúde (VII GERE) precisa realizar novas coletas na Saída de Tratamento (ETA) e/ou Solução Alternativa Coletiva de abastecimento que apresente resultado insatisfatório, além de adotar as medidas corretivas e realizar novas coletas em dias imediatamente sucessivos, até que obtenha resultados satisfatórios, encaminhando à Promotoria os laudos comprobatórios das análises e recoletas. A VII GERE precisará fiscalizar o cumprimento da Portaria 2.914/2011, remetendo mensalmente ao MPPE relatório das análises laboratoriais procedidas nas coletas de água de carros-pipa.

O MPPE lembra que foram registrados em Salgueiro dois surtos de doenças transmitidas por água, no período de janeiro a setembro de 2016, que atingiu 396 pessoas. Como a água ainda está contaminada nas zonas urbana e rural, há possibilidade de novos surtos acontecerem no município.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

6 comentários sobre “Ministério Público pede providências após análises constatarem contaminação na água consumida pelos salgueirenses

  1. Sheyla Catula

    Ainda bem que na minha casa toda água e filtrada,nunca confio,tem que filtrar toda água gente antes de consumir,filtros são super baratos e garantem a qualidade da água.

  2. Alvinho Patriota

    Esse IC data de 2014, passados três anos, só agora saiu essa recomendação.
    Se a água nesse período estava imprópria, como fica o dano causado aos consumidores?

  3. Edinalda Dias

    Fazer oq???? pobre não tem escolha tem q consumir do jeito q vier. O pior é q quando pega uma doença nem dinheiro tem pra se cuidar.!!!!!! Quanto mais médicos pra ateder nos hospitais!!