Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério Público Federal instaura Inquérito Civil Público para investigar Secretaria de Saúde de Petrolina

Foi instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Petrolina, um Inquérito Civil Público para investigar a recusa do Município de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde, em prestar contas dos recursos do RENAST (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), impedindo o controle social previsto nas diversas leis e portarias existentes.

A instauração do inquérito foi realizada após denúncias feitas pelo Conselho Gestor de Saúde do Centro Estadual e Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), sobre irregularidades na gestão da saúde do trabalhador no município.

No inquérito o MPF determina que a Secretaria de Saúde de Petrolina seja notificada para verificar se prestou contas entre os anos 2006 a 2011 dos recursos repassados pelo RENAST/Ministério Público, destinados ao CEREST. Caso a secretaria ainda não tenha feito a prestação de contas, terá um prazo de 30 dias para efetuar o procedimento.

Os autos do processo foram enviados para o Ministério da Saúde, que deverá se informar se as prestações de contas dos recursos repassados para o Município de Petrolina entre 2006 a 2011 foram aprovadas, devendo encaminhar cópia de documentação correspondente, em caso da não aprovação. O Conselho Gestor do CEREST também foi notificado da abertura do inquérito.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes