Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Militantes do Taleban atacam consulado americano no Afeganistão

Militantes do Taleban detonaram explosivos em carros bombas perto do consulado dos EUA no oeste do Afeganistão na manhã desta sexta-feira (13), provocando um tiroteio com as forças de segurança em um ataque que deixou dois afegãos mortos e 17 feridos. Os EUA informaram que sua equipe na missão estava segura e que a maior parte dela foi transferida para Cabul, enquanto forças americanas faziam a segurança do local.

O ataque na cidade de Herat levanta preocupações em relação à insegurança no Afeganistão enquanto tropas lideradas pelos EUA reduzem sua presença antes de uma retirada completa das forças no ano que vem. O atentado ocorreu dois dias depois do aniversário de 12 anos dos ataques de 11 de Setembro , e foi uma dura realidade para os afegãos que, na quinta-feira, comemoravam o primeiro campeonato internacional de futebol.

Qari Yousef Ahmadi, porta-voz do Taleban, reivindicou responsabilidade pelo ataque de Herat em um telefonema à agência AP. Autoridades afegãs e americanas forneceram informações diferentes sobre o que aconteceu. Segundo o general Rahmtullah Safi, chefe de polícia de Herat, o ataque começou às 6h, quando militantes em uma caminhonete e uma van detonaram os explosivos nos veículos e dispararam contra forças de segurança afegãs que faziam a guarda do complexo na cidade.

Um policial e um guarda afegãos foram mortos, embora não tenha ficado claro se eles foram atingidos pelas explosões ou pelos tiros. Ao menos sete militantes foram mortos, incluindo os dois motoristas dos veículos com explosivos.

Marie Harf, do Departamento de Estado americano, disse em comunicado que o ataque começou às 5h20, quando “um caminhão carregando militantes se dirigiu em direção ao portão frontal, e os militantes – possivelmente lançando granadas e disparando tiros – começaram a atacar forças afegãs e guardas do lado de fora dos portões. Pouco depois, o caminhão explodiu, danificando o portão”.

Fonte: Último Segundo