Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Medina é campeão mundial de surfe

Pela primeira vez na história um brasileiro é campeão do mundo de surfe. Gabriel Medina, de 20 anos, conquistou esta façanha nas ondas mais famosas do mundo, em Pipeline, no Havaí. Ele estava dentro d’água quando soube pelo amigo Filipe Toledo que era campeão do mundo.

Naquele momento, o rival, o australiano Mick Fanning, era eliminado pelo também brasileiro Alejo Muniz. Fanning fez questão de cumprimentar Medina. Depois do abraço com o australiano, a festa com os brasileiros. Na areia mal dava para ver o novo ídolo do esporte brasileiro. “Parece que está todo mundo mentindo para mim. Ainda não caiu a ficha”.

Ele deu uma pausa na comemoração e voltou para a água para tentar o título da etapa de Pipeline. Chegou a pegar uma onda nota 10, só que o australiano Julie Wilson ficou em primeiro. Contudo, a festa era brasileira.

“No Havaí eu nunca tive uma torcida assim. Eram muitos brasileiros, alguns gringos também. Foi incrível hoje. Acho que não só para mim, mas para o surfe foi muito importante”, disse.

Perfil
Para vencer no Havaí, Medina percorreu um longo caminho. Com quinze anos, foi campeão da categoria de acesso ao surfe mundial. Aos 16 anos, entrou para a elite do esporte. Com 19 anos, venceu o mundial junior. Aos 20, é o mais jovem campeão da história do surfe.

“Com quatro anos ele já não queria ajuda e já ficava em pé. A gente ficava impressionado”, conta a mãe. Isso foi em Maresias, litoral norte de São Paulo, onde Gabriel nasceu. A prancha sempre foi o brinquedo preferido dele.

Mas Gabriel começou a encarar a prancha de outra forma quando a família ganhou um reforço, o padrasto Charles Rodrigues. Padrasto não é um título a altura da relação de Charles e Gabriel. O ex-triatleta uniu o gosto pelo surfe ao amor pela nova família. Virou pai do dia para a noite e insistiu em treinar aquele menino como gente grande.

Repercussão
O título de Gabriel Medina foi destaque nos jornais do mundo. Americanos e australianos, que ganharam 35 dos 38 títulos mundiais de surfe se renderam ao novo campeão mundial.

Fonte: Jornal Hoje