Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Medida Cautelar do TCE-PE afasta gestores do Instituto de Previdência em Ibimirim

Na semana passada, uma Medida Cautelar monocrática do conselheiro Carlos Neves determinou o afastamento temporário dos gestores do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Ibimirim (IBIPREV), no Sertão do Moxotó. O diretor-presidente do órgão, Manoel Gomes Tenório, e o diretor financeiro, Tiago Honorato Dedil, foram afastados por um período de 30 dias.

Neves baseou sua decisão em uma auditoria de acompanhamento realizada pela Inspetoria Regional de Arcoverde no IBIPREV, que constatou indícios de fraude em pagamentos de aposentadorias. “Os atos praticados pelos diretores vão de encontro ao princípio da moralidade e caracterizam fortes indícios de prática de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública”, justificou o conselheiro.

Além disso, afirmou que a permanência de Manoel e Tiago na autarquia oferece riscos à integridade das informações e de continuidade de lesão aos cofres públicos do município. Ele determinou que o prefeito José Adauto disponibilize todas as informações necessárias ao TCE e que a Coordenadoria de Controle Externo do TCE instaure um processo de auditoria especial para dar continuidade à análise dos pagamentos irregulares.

Da redação do Blog Alvinho Patriota