Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Médica é afastada por enviar homem vivo para necrotério no PS de Cuiabá

O Pronto-Socorro (PS) de Cuiabá afastou a médica responsável por atender o homem de 58 anos que foi encaminhado com vida ao necrotério da unidade na última sexta-feira (17). A profissional registrou em relatório a morte do paciente Vitalino Ventura da Silva quando ele ainda estava vivo. Nem o PS nem o Conselho Regional de Medicina (CRM) divulgaram o nome da médica.

O engano só foi percebido porque uma pessoa que passou pelo necrotério registrou o movimento de respiração no lençol que cobria o corpo do paciente. Vitalino morreu de fato nesta segunda-feira (20).

Internado no PS de Cuiabá no dia 15, Vitalino sofreu duas paradas cardiorrespiratórias na sexta. Ele foi reanimado após a primeira, mas, depois da segunda parada, foi dado como morto e encaminhado ao necrotério da unidade de saúde.

Ele foi colocado em uma maca no necrotério e coberto por um lençol branco. Um rapaz que passava pelo setor notou os movimentos de respiração no lençol e os registrou em vídeo.

Sindicância
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além do afastamento da médica que declarou o óbito indevidamente, será aberta uma sindicância para apurar a conduta dela e de outros dez funcionários que estavam de plantão no atendimento do paciente (outros dois médicos, seis técnicos de enfermagem e dois enfermeiros). Eles não devem, entretanto, ser afastados devido à sindicância.

Fonte: G1