Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mais de 200 mortos na Colômbia por deslizamento de terra

Um deslizamento de terra no sul da Colômbia deixou neste sábado mais de 200 mortos e centenas de feridos e desaparecidos, uma tragédia que entristece o país, comovido pela devastação em Mocoa, onde o governo declarou estado de “calamidade pública”.

“O último balanço é de 206 pessoas falecidas, 202 feridos, 220 desaparecidos, 300 famílias afetadas, 17 bairros com danos maiores e 25 casas totalmente destruídas”, disse à AFP César Urueña, diretor de Socorro da Cruz Vermelha Colombiana.

“Nossos corações estão com as famílias das vítimas e afetados por esta tragédia. Não vamos desfalecer no seu atendimento”, tuitou o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que lidera os trabalhos de resgate na zona, após os deslizamentos provocados pela cheia dos rios Mocoa, Mulato e Sangoyaco, em Putumayo, em plena Amazônia.

As imagens divulgadas pelos socorristas são impactantes: ruas cobertas de terra, soldados carregando crianças, pessoas chorando e veículos destruídos.

Mocoa, um município de 40.000 habitantes, está sem energia elétrica e sem água corrente, serviços que o governo tenta restabelecer.

“Há muita gente nas ruas, muita gente prejudicada, muitas casas destruídas”, descreveu à AFP por telefone Hernando Rodríguez, um aposentado de 69 anos.

Fonte: AFP