Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Maçonaria e Igreja Católica, harmonizais…

A maçonaria é uma instituição formada por homens livres e de bons costumes que professa a paz, a harmonia, a fraternidade, a igualdade, a tolerância e, sobretudo, a liberdade. Cultua a Justiça e somente admite em seus quadros àqueles que tenham fé num Princípio Criador – Deus, chamado de Grande Arquiteto do Universo. A maçonaria está acima de quaisquer religiões, pois embora se apresentem como puras algumas pregam a divisão e até mesmo não se entendem entre elas próprias.

A maçonaria, ao contrário, exige dos seus membros o dever à prática da Moral, nunca se converter em estúpido, ateu, nem em irreligioso. Logo, aceita quaisquer crenças, dar liberdade aos seus membros. Exige dos mesmos, porém, que se submetam às leis do país onde estejam.

Sabemos que existem membros em quaisquer instituições que não honram suas doutrinas, nem por isso devemos condenar tal instituição, seja ela religiosa ou não, eis que assim procedendo, está a se praticar hipocrisia, pregar uma coisa e fazer outra.

A Igreja Católica, embora não constando do atual Código de Direito Canônico (1983) a proibição para os católicos participarem da maçonaria, foi dado parecer, posteriormente, “que os fiéis que pertençam às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão”.

Depois, documento assinado pelo Papa Leão XIII, publicado em 10 de maio de 1884, chamado “Ad gravissima advertenda”, trata justamente da questão da excomunhão aos maçons: “Para que não haja lugar para erro ao determinar-se quais dessas perniciosas seitas estão submetidas a censura e quais apenas a proibição, certo é, em primeiro lugar, que estão punidos com excomunhão latae sententiae a seita maçônica e outras seitas da mesma espécie, que… maquinam contra a Igreja ou os poderes legítimos, ora fazendo-o no oculto, ora no publicamente, ora exigindo ou não de seus sequazes o juramento de guardar o segredo”.

Como membro da Maçonaria há quase 38 anos, discordo categoricamente dessa posição, pois o próprio Jesus Cristo pregou a liberdade, e como pessoas, não podemos ser condenados por expressão, se ela não é contrária às leis e aos bons costumes. Nós, maçons, concordamos que “só Jesus Cristo é, de fato, o Mestre da Verdade e só n’Ele os cristãos podem encontrar a luz e a força para viver segundo o desígnio de Deus, trabalhando para o verdadeiro bem dos seus irmãos”. Justamente por isso cremos em Cristo, filho de Deus, Grande Arquiteto do Universo.

Ninguém tem o direito de falar daquilo que não conhece e muito menos querer condenar o seu semelhante porque puro mesmo, perfeito mesmo, somente Deus. Nós, homens e mulheres, somos cheios de erros e de falhas, mas nem por isso devemos ser excomungados e sim lapidados, tiradas as nossas asperezas em busca da prática do bem, da perfeição…

A prova que estamos no caminho certo, que não atentamos contra a dignidade das pessoas nem das instituições, é que muitos Padres e Bispos pertencem à maçonaria universal, mesmo enfrentando, aqui e acolá, sanções que lhes são impostas pelos seus superiores hierárquicos, fato que acontece em qualquer entidade.

Recentemente o Padre Maçom francês, Vesin, não foi recebido em Roma pelo Papa Francisco e ainda o desligaram de suas funções, apesar de não ter praticado qualquer ato contra Deus, tampouco contra a Igreja.

Padre Maçom visita Loja Maçônica e dá palestra em Salgueiro

reunião-maçonaria

Na última semana a Loja Maçônica Legionários da Fraternidade de Salgueiro, fundada há 39 anos, recebeu em reunião no seu Templo e logo depois no Clube das Acácias, o Padre Maçom Aluisio Guerra, onde proferiu palestra para os Irmãos e seus familiares.

Com 84 anos de idade, o Irmão Aluisio Guerra demonstrou excelente vitalidade, pessoa que tem se dedicado aos estudos maçônicos, proferindo palestras e ainda reservado tempo de assistir seis reuniões por semana, justamente pregando o bem, a harmonia, a tolerância e, especialmente a crença no Grande Arquiteto do Universo.

A seguir, biografia, em resumo, do nosso Irmão Aluisio, a quem agradecemos pela aula que nos foi dada:

curriculum-padre-maçon

Em Salgueiro, reina harmonia entre Igreja Católica e Maçonaria

Justificando o fato de que nem sempre existe conflito entre a Igreja e a Maçonaria, em Salgueiro sempre tivemos um bom relacionamento. Vários religiosos já promoveram palestras para a família maçônica, entre eles o nosso Bispo Diocesano, Dom Magno Henrique. Por outro lado, como católico tenho juntamente com a minha família, recebido dos nossos párocos, sem exceção, um extraordinário carinho e primamos que cada vez mais haja essa harmonia, indispensável à caminhada, a verdade e a vida, representadas por Jesus Cristo.

Ninguém tem o direito de nos separar de Deus.

Por Alvinho Patriota