Vida FM Salgueiro FM

Lula recorre ao Supremo Tribunal para evitar prisão

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impetrou, na noite desta sexta-feira (2), um habeas corpus para evitar a prisão do petista até o esgotamento de todos os recursos no caso do triplex de Guarujá. O processo será analisado pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribubal Federal (STF).

Os advogados do petista recorreram ao STF depois de o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, rejeitar, na última terça-feira (30), liminar para barrar a execução de sua pena de 12 anos e 1 mês no âmbito da Operação Lava Jato. O mérito da questão ainda será avaliado pela 5ª Turma do STJ, sob relatoria do ministro Félix Ficher. 

“Diante de tal negativa, somente resta ao cidadão Luiz Inácio Lula da Silva bater à porta desta Suprema Corte, guardiã precípua da Constituição, para ver assegurada a eficácia de suas garantias fundamentais, notadamente a seu status dignitatis et libertatis e a presunção constitucional de inocência, instituída em cláusula pétrea na Lei da República”, alega a defesa do ex-presidente. 

Para os defensores de Lula, a execução da pena antes do trânsito em julgado é uma afronta à Constituição Federal e às normas legais vigentes. 

Fonte: Agência Estado

Um comentário sobre “Lula recorre ao Supremo Tribunal para evitar prisão

  1. Machado Freire

    Lula jogou fora a oportunidade rara de ser comparado a um estadista e de um presidente nordestino que fez tudo para reduzir os efeitos da seca.

    Ele se juntou com um bando de sujeitos que não têm consciência coletiva e achavam que podiam pintar e bordar com o dinheiro da Nação, a partir da Petrobrás.

    Lula não teve pulso nem caráter de um político sério para se afastar imediatamente dessa quadrilha.

    Agora , ele recebeu a segunda condenação e não tem condições de disputar a presidência da República. ele é ficha suja.

    Portanto, o problema de lula não é cadeia, mas pro essos e condenações que o impedem a registrar a candidatura na Justiça Eleitoral.

    Sobre o caso de ser presou, ou não, ai é outra coisa.

    Ele já não pode mais deixar o pais porque a Justiça “confiscou ” o seu passaporte.

    Não vejo nenhum interesse da Justiça de prender Lula, apesar dele continuar desfazendo, por falta de formação, dos profissionais -juizes, desembargadores e procuradores da República, por conta das condenações.

    Lula precisa cair na real para poder passar seus últimos dias de vida numa situação mais confortável, inclusive fora da cadeia.