Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Líder diz que governo vai tentar mudar destino do Coaf no Senado

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defendeu que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras ( Coaf ) continue no Ministério da Justiça. O Senado só enfrentará o tema na próxima terça-feira. Bezerra reafirmou a posição mesmo sendo questionado sobre a possibilidade disso fazer com que a MP volte para a Câmara.

— Nós vamos defender o Coaf com o ministro Moro. Essa é a posição que está no relatório, mas isso depende do plenário do Senado — afirmou Bezerra.

Na Câmara, assim como já tinha acontecido na comissão especial formada por deputados e senadores, os parlamentares votaram para que o Coaf vá para a pasta da Economia. Caso o Senado desfaça essa mudança a MP como um todo retornaria para a Câmara e os deputados teriam de analisar novamente o tema em tempo recorde para evitar que a proposta perca a validade, o que acontece no dia 3 de junho. Se a MP caducar será desfeita a redução do número de ministérios de 29 para 22 definida por Bolsonaro no primeiro dia de mandato.

Essa posição também é defendida pelo líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), que anunciou que irá apresentar um destaque e que está conversando com outros senadores para conseguir apoio. Ele disse que há tempo da Câmara analisar a MP novamente e defendeu que o Senado não pode homologar as decisões da outra Casa.

Fonte: O Globo