Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Léo Pinheiro apresenta documentos para provar acusações contra Lula

Para comprovar as acusações que fez na última quinta-feira (20) ao juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Lula, o empresário Léo Pinheiro, da construtora OAS, vai utilizar um conjunto de documentos para mostrar que falou a verdade.

Com cartas na manga, o empresário tem em mãos informações que incluem agenda de encontros pessoais entre os dois no primeiro ano de investigação da Lava-Jato, além de centenas de telefonemas e contatos relacionados às tratativas em torno do tríplex do Guarujá, o qual, segundo o empresário, estava reservado à família de Lula desde que a OAS assumiu as obras do Edifício Solaris, em 2009.

Há ainda informações sobre as viagens que Léo Pinheiro fez ao Guarujá para encontros com Lula e dona Marisa, que devem ser corroboradas com os roteiros de viagens ao litoral paulista feitos por veículos registrados em nome do Instituto Lula. Os contatos por e-mail feitos para reformas no apartamento, que foi personalizado, e a compra de mobiliário e eletrodomésticos, já tinham sido revelados pela força-tarefa no início das investigações.

Parte dos novos documentos foi anexada à ação relacionada ao tríplex dez dias atrás. Inicialmente, o foco de Léo Pinheiro será no detalhamento das agendas, encaminhadas por e-mail, onde são registrados encontros pessoais com o ex-presidente Lula durante o primeiro ano da operação, deflagrada em março de 2014. Entre junho e novembro daquele ano, o empresário esteve cinco vezes em encontros com Lula até ser preso pela Polícia Federal. A última reunião entre os dois ocorreu em 10 de novembro de 2014, quatro dias antes de ser desencadeada a 7ª fase da Lava-Jato – a primeira grande ofensiva contra as empreiteiras acusadas de participar do cartel da Petrobras.

Um dos e-mails do Instituto Lula com registro dos encontros com o ex-presidente mostra que, em 3 de junho daquele ano, Lula chegou a São Paulo às 12h e foi direto para a sede do instituto, onde almoçou com um de seus filhos, Luís Cláudio, recebeu uma delegação estrangeira e, à tarde, esteve com Sérgio Machado, da Transpetro. Léo Pinheiro foi a última reunião, numa visita incluída na agenda daquele dia, às 17 horas.

Também um relatório do MPF identificou que dois carros registrados em nome do Instituto Lula fizeram pelo menos seis viagens, entre 2012 e 2014, de São Bernardo do Campo ao Guarujá, onde fica o Edifício Solaris. Procuradores obtiveram informações do sistema automático de pagamento de pedágio em rodovias (BR-050 e BR-101 e Rodovia dos Imigrantes) que ligam os municípios do ABC ao litoral paulista. Na avaliação de investigadores da Lava-Jato, o empresário demonstrou deslocamentos e encontros que teve com Lula.

“Ele (Léo Pinheiro) quer demonstrar os deslocamentos que teve para os encontros, as reuniões que teve com Lula. Isso não confirma o conteúdo da conversa, mas sim que houve a reunião. Coloca todos no mesmo local”, afirmou ao jornal O Globo uma fonte ligada às investigações. “A dificuldade é sempre saber o conteúdo da reunião. Trabalhamos com eventos posteriores ou decisões que se tornam públicas”, explica.

Fonte: Agência Globo

4 comentários sobre “Léo Pinheiro apresenta documentos para provar acusações contra Lula

  1. José Armando Pinto

    Onde tem fumaça tem fogo.
    E as delações estāo sendo feitas por muitas pessoas,muitas empresas,e acreditem caros petistas,eles têm sim muitas provas,nenhum deles seria tāo estupido a ponto de entregar fortunas sem se resguardar com provas.
    Depois do mensalão eles trataram de se proteger, caso contrário seriam os únicos a pagar. Para nossa sorte, pois o Lula achou que eles pagariam sozinhos.

  2. Edilberto de Souza Leal

    Um dos orgãos de justiça mais sérios e respeitados do mundo é a suprema corte dos EUA, está acusando Lula como chefe da quadrilha inclusive com vídeos como prova, será que é golpe ou calunia com dizem do Juiz Sérgio Moro? Será que Lula e seus comparsas vão processar a suprema corte? se ele denegrir a imagem da suprema corte como faz com a justiça daqui a Interpol vem buscar ele. Quero ver se Lula é macho mesmo e vai atacar a suprema corte. Seria bom que ele fosse entregue a justiça do EUA, só assim ele acabava seu resto de vida na cadeia.

  3. Ubaldo Bezerra

    É sempre assim, quando se aproxima a data do aumento do salário mínimo a GLOBO só fala do rombo da previdência. Quando as pesquisas não correspondem às pretensões dos candidatos globais, ataca-se o LULA. Porém isso não tem causado o efeito esperado, ascredito que o plano dos GOLPISTAS não está dando resultado.

    1. José Armando Pinto

      É impressionante a alienação do povo! Já foi provado por A + B que o Lula é dono do Triplex e do Sítio, além de ter faturado R$ 40 mi e US$ 40 mi em propinas. Faltam o Palocci, Gutierres, OAS, Eike, Cabral e cia e quem sabe, JBS. Pior do que isso são as CENTENAS DE BILHÕES de Reais da nação torrados em esquemas criminosos.