Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lava-Jato deve ser redistribuída logo porque é uma ação criminal, diz ministro do STF

O ministro do STF Teori Zavascki morreu em um acidente de avião em Paraty, no Rio de Janeiro, que matou outros três passageiros e o piloto. Teori era o relator da Lava-Jato no Supremo e na semana que vem iria homologar a delação dos executivos da Odebrecht. As atenções se voltam para a sucessão dele no caso.

Um ministro do STF me contou que aguardar a indicação de um nome pelo Planalto não faz sentido; uma ação criminal não pode esperar pela escolha e a sabatina de um novo membro do STF. O magistrado explica que a redistribuição da Lava-Jato deve ser feita por meio eletrônico.

Há a dúvida se todos os ministros participariam do sorteio ou se a escolha ficaria restrita à segunda turma, com Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello. A substituição de Teori pode afetar o futuro da Lava-Jato. Dependendo da posição do novo ministro a ser indicado, a corte pode mudar inclusive o entendimento sobre as prisões de réus condenados em segunda instância, o que levou muitos envolvidos em corrupção a delatar.

Fonte: Blog da Miriam Leitão