Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Justiça dá 48 horas para União montar barreiras contra óleo em Sergipe

As manchas de óleo que contaminam as praias do Nordeste começam a se espalhar pelos rios de Sergipe. Neste sábado (12), a Justiça Federal determinou que o governo federal coloque boias de contenção para proteger o meio ambiente.

Em Brasília, o Ministério do Meio Ambiente procura informações sobre os dois barris encontrados mês passado no litoral de Sergipe. As fotos mostram que os barris são velhos, desgastados, com sinais de reaproveitamento. Segundo o ministro Ricardo Salles, a universidade federal de Sergipe analisou os barris e atestou que o material encontrado é o mesmo que contamina o litoral do Nordeste.

Os barris têm uma inscrição da marca Shell. O próximo passo será a notificação da empresa para informações. O ministro não descarta o transporte em navio irregular.

As manchas de óleo continuam aparecendo nas praias de Sergipe, só que em menor quantidade. A maior preocupação agora é com os rios. Neste sábado (12), a Justiça Federal atendeu a solicitação do Ministério Público Federal e determinou um prazo de 48 horas para que a União coloque boias na foz dos principais rios de Sergipe.

As boias servem para segurar o óleo e impedir a contaminação das águas dos rios ameaçando ainda mais animais e a vegetação da região.

O rio Vaza Barris, que corta a capital Aracaju, é uma das principais preocupações do governo do Estado neste momento. Boias de contenção foram alugadas enquanto o governo federal não começa a cumprir a determinação da Justiça.

O governo federal declarou que ainda não foi oficialmente notificado da decisão da Justiça Federal em Sergipe.

Sobre os barris encontrados no litoral do estado, a Shell afirmou que, originalmente, aqueles são tambores de lubrificantes para embarcação e que não têm nenhuma relação com o óleo que contamina as praias. A empresa declarou ainda que o Ibama já está ciente do caso.

Fonte: Jornal Nacional