Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Salgueiro expede tutelas de urgência em favor de gestantes exoneradas da Prefeitura de Salgueiro

Duas gestantes exoneradas da Prefeitura de Salgueiro no início deste ano conseguiram na Justiça o direito da estabilidade gestacional. Ações que o blog teve acesso beneficiam a ex-secretária de Saúde Adja Barros e Priscyla Duarte, irmã da ex-secretária de Assistência Social, Patrícia Duarte. Elas afirmam que tiveram o direito constitucional de ter estabilidade na gestação tolhido pelo gestor municipal por perseguição política.

O juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Salgueiro, Neider Moreira, expediu tutelas de urgência nessa quinta-feira, 28, atendendo pedidos liminares das gestantes, determinando que o prefeito Marcones Sá escolha entre: reintegrá-las às funções que ocupavam; nomeá-las para outras funções compatíveis com a gravidez, preservando a remuneração anterior; ou exonerá-las sem ônus para as mesmas, garantindo a remuneração que recebiam até o 5ᵒ mês pós-parto.

Na decisão, Neider destaca que a estabilidade gestacional é um direito das servidoras, mesmo com vínculo empregatício comissionado. “O direito à estabilidade provisória deve ser concedido a qualquer trabalhadora, já que o seu intuito é dar proteção social, não só à maternidade, como ao próprio nascituro, sendo inadmissível qualquer distinção em razão da natureza do contrato de trabalho, em respeito ao princípio da isonomia”, escreveu.

A determinação deve ser cumprida no prazo de cinco dias, a contar de ontem, sob pena de incorrer em multa diária.

Da redação do Blog Alvinho Patriota