Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Inscrições abertas para cursos gratuitos oferecidos pelo SESI e SENAI

Foram abertas nesta segunda-feira (19), seguindo até o dia 6 de janeiro, as matrículas para processo seletivo dos Cursos Técnicos Gratuitos em paralelo com o Ensino Médio Regular, oferecidos através Programa de Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) pela Rede SESI. Os cursos não têm mensalidades, mas as inscrições custam R$ 20,00, podendo ser feitas nas secretarias das unidades do SESI de Caruaru, Paulista, Petrolina, Araripina, Casa Amarela e Ibura. As vagas são destinadas para jovens com baixa renda, que concluem este ano o ensino fundamental.

Segundo a Assessoria de Imprensa do SESI Pernambuco, ao total são oferecidas 400 vagas em cursos técnicos realizados em parceria com o SENAI. Pessoas com deficiência possuem direito a 30% das oportunidades.

Os cursos técnicos são de Administração, Vestuário, Alimentos, Eletrotécnica, Eletromecânica, Refrigeração e Climatização, Produção de Moda, Química, Manutenção Automotiva, Eletrônica, Têxtil e Gestão de Processos Industriais com especialização em Gesso. Após a conclusão do curso e do ensino médio, incluindo estágio supervisionado, o jovem receberá diploma de Técnico Nível Médio.

O processo seletivo consiste em prova escrita de conhecimentos, entrevista e avaliação socioeconômica. Os exames serão realizados no dia 13 de janeiro, a partir das 9h, nas unidades que o candidato deseja estudar. A prova terá duração de 4 horas. O resultado final vai será divulgado no dia 20 no quadro de avisos das unidades do SESI e no site da instituição. Os alunos que concluírem o curso escolhido poderão trabalhar inicialmente na categoria de jovem aprendiz em empresas parceiras do SESI.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes