Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Índios protestam em São José do Belmonte pelo fortalecimento da saúde indígena

Centenas de membros das etnias Atikum e Pankará do município de Carnaubeira da Penha protestam na manhã desta quarta-feira, 27, na BR-232, no trevo de acesso a São José do Belmonte. O grupo é contra medida provisória do Governo Federal que municipaliza a saúde indígena. A manifestação acontece de forma pacífica com a presença de policiais militares e rodoviários federais. Os índios estão permitindo somente a passagem de ambulâncias.

Ao Blog Alvinho Patriota, a cacique Dorinha afirmou que a proposta do governo Bolsonaro de municipalizar a saúde trará prejuízos aos povos nativos. “Nós não aceitamos a municipalização da saúde indígena, porque os municípios não podem arcar com os custos. Não estamos pedindo nenhum favor, é dever do Governo Federal prestar assistência aos povos indígenas”, enfatiza, criticando também a transferência da demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura.

Diferente de outras manifestações semelhantes, os índios não queimaram pneus e troncos de árvores para bloquear a rodovia. Eles fazem danças tradicionais ao som de músicas típicas das tribos. Profissionais da saúde indígena também participam do protesto, que reivindica o fortalecimento do SasiSUS (Subsistema de Atenção à Saúde Indígena), continuidade da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e autonomia dos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas). Os órgãos são vinculados ao Ministério da Saúde.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Índios protestam em São José do Belmonte pelo fortalecimento da saúde indígena