Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

IF Sertão-PE realizará “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri”

Na tarde do dia 28 de agosto, das 14h às 15h30, o Campus Ouricuri do IF Sertão-PE realiza o evento “Roda de Conversa sobre a História de Ouricuri”. A atividade terá participação do professor de História da unidade, Andrey Borges Bernardes, e do escritor e historiador Giarlam de Sá Agra, autor do livro “Ouricuri, minha cidade nossa história”.

Aberto ao público em geral, o evento acontecerá no auditório do Núcleo de Ensino Superior Deputado Felipe Coelho/anexo do Campus Ouricuri. De acordo com Andrey, a ideia da Roda de Conversa surgiu com a publicação do livro de Giarlam. “Fiquei sabendo que um escritor de Ouricuri havia publicado um livro sobre a história da cidade e resolvi convidá-lo para compartilhar seus estudos com os discentes”, explica o professor.

“(O objetivo) é de prestigiar os autores locais, na expectativa de que seu exemplo possa estimular a formação de futuros leitores naturais da terra, bem como proporcionar um momento de ensino-aprendizagem fora do contexto da sala de aula convencional. Por fim, é também objetivo deste evento que os estudantes ampliem seus conhecimentos acerca da história de seu município”, acrescenta.

Durante o evento, Giarlam de Sá abordará os principais fatos históricos de Ouricuri e o desafio de produzir um livro sobre o município. “Eu comento no meu livro que quem não conhece sua história, perde sua identidade e nós, de Ouricuri, pouco valorizamos a nossa história e nossa identidade. Nossas escolas e governantes também não têm essa preocupação, dando espaço para outras culturas e conhecimentos, que acabam sufocando o que é nosso”, destaca o autor.

Da redação do Blog Alvinho Patriota