IBGE divulga questionários que serão aplicados no Censo 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira as perguntas que serão respondidas no Censo 2020. O questionário básico tem 26 perguntas. O IBGE também divulgou o questionário de amostragem, com 76 perguntas, que será aplicado em 10% dos municípios brasileiros. 

Ambos serão testados pelo IBGE no Censo Experimental, que deverá ser realizado entre setembro e novembro deste ano na cidade mineira de Poços de Caldas, que tem cerca de 166 mil habitantes. Conforme o instituto, será como um “ensaio geral” para avaliar a logística da operação a ser realizada no ano que vem. 

O Censo 2020 coletará informações em todos os 5.570 municípios brasileiros. O trabalho será feito por 180 mil recenseadores, entre agosto e outubro. A população brasileira estimada pelo IBGE é de 213 milhões de pessoas. 

Redução do Censo

O número de questões do Censo 2020 foi reduzido em razão do corte no orçamento do governo. Em 2010, o questionário básico teve 34 questões, enquanto o completo, 102. No início do ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a sugerir que o IBGE vendesse o próprio prédio para bancar a pesquisa. Foi de Guedes a sugestão de diminuir a quantidade de perguntas. “Se você perguntar demais, vai acabar descobrindo, coisas que você nem queria saber”, chegou a dizer, à época. Em nota, a ASSIBGE-SN, entidade que representa os servidores do IBGE, repudiou as declarações de Guedes.

Fonte: Correio do Povo