Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Hospital Regional de Salgueiro consegue redução de quase 15% na mortalidade infantil neonatal

No período de 2017 para 2018, o Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), localizado em Salgueiro, conseguiu uma redução de quase 15% na mortalidade infantil neonatal. O dado foi revelado na tarde dessa quarta-feira, 27, durante o encontro “Ações Exitosas para a Redução da Mortalidade Infantil Neonatal no Hospital Regional Inácio de Sá”.

Realizado no auditório da unidade hospitalar, o evento discutiu as principais iniciativas do HRIS para melhorar a assistência à saúde materno-infantil. Os cuidados são reforçados no período neonatal, que compreende as primeiras quatro semanas de vida do recém-nascido.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Regional de Salgueiro implementou diversas melhorias voltadas à assistência materno-infantil, a exemplo da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal e a Neonatologia Clínica. O HRIS também implantou a Comissão de Discussão de Óbito Infantil, que reúne representantes de diversos setores da unidade.

Além disso, o hospital reforçou o plantão de diversos profissionais envolvidos no cuidado neonatal, como a cobertura da escala de enfermeiros no plantão de 24 horas. Para completar, o Governo de Pernambuco convocou sete médicos neonatologistas aprovados em concurso público.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

4 comentários sobre “Hospital Regional de Salgueiro consegue redução de quase 15% na mortalidade infantil neonatal

  1. Neiva Monteiro

    Sem dúvida uma excelente notícia para nossa região,pois já vivemos momentos de óbitos fetais altíssimos.Aproveito a oportunidade para estender o reconhecimento às equipes de Saúde da Familia,onde através da busca-ativa dessa mulheres para adesão do Pre-Natal,o Cuidado Compartilhado com todos profissionais,desde Enfermeiras e Enfermeiros(categoria a q pertenço),Médicos,Dentistas,Acs e outros profissionais,conseguem enxergar a mulher na sua INTEGRALIDADE,oferecendo ações de consultas,vacinação, teste-rápido,exames laboratoriais,USG obstétrica,avaliação Odontológica de cavidade oral e todo apoio emocional para q assim a mesma possa chegar ao momento tão esperado q é o nascimento de um filho.
    É através de um trabalho em REDE q se alcança os objetivos desejados e quem ganha com isso é a nossa população,pois sem sombra de dúvidas é a grande pagadora do nosso trabalho,através dos seus impostos.

  2. Neiva Monteiro

    As ações de redução da mortalidade se inicia na busca-ativa de gestantes para que se possa dar início ao Pre-Natal em tempo hábil.Ja vivemos em Salgueiro tempos difíceis com mais de 50 óbitos fetais,onde através do monitoramento da VII Geres tomamos a responsabilidade de diminuir esses indices,através de ações compartilhadas com profissionais da Atenção Básica,responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento do mesmo até a chegada das nossas gestante ao momento tão esperado q é sem dúvida a chegada do seu filho.Aproveito aqui para estender o reconhecimento a todas Enfermeiras e Enfermeiros(categoria a q pertenço),além dos Médicos,Dentistas que juntos fazem um trabalho em que a gestante é olhada na sua Integralidade.
    Dessa forma ganha a População q na verdade,através do seus impostos,pagam pelo nosso trabalho.

  3. Machado Freire

    Pois é, aos troncos e barrancos, atendendo pacientes de um mundo de municípios- inclusive de outros estados, o Regional apresenta esta importante performance.

    Imagine se o município contasse com um serviço especializado de hordopedia, uma marternidade nas mesmas condições?

    Vimos, semana passada -em uma visita sem maiores interesses, que no regional é muito grande o atendimento em pacientes vitimas de acidentes com motocicleta que, diga-se de passagem custa muito caro e demanda bastante tempo.

    Parabenizamos os profissionais- em todos os níveis que lutam em defesa de um atendimento (possivel e humano) de tanta gente que busca uma saída para o seu problema de saúde.

    Tomara que a população -inclusive os detentores de mandatos, trabalhem em defesa do Regional.

  4. Alvinho Patriota

    São práticas como essas que deveriam ocorrer em todas as unidades públicas do
    país, especialmente na saúde, cuidar da vida da população.
    Importante que seja mantido um programa em cada setor público como acontece no privado, buscando resultados positivos com o aperfeiçoamento dos objetivos.
    Para isso, fator principal é a valorização dos envolvidos em todos os níveis.
    Parabenizamos o HRS, que continue na busca de avanços e conquistas, dando exemplo aos demais e satisfação a todos nós.
    Alvinho Patriota