Hospital da Mulher do Recife reabre enfermaria de gestação de alto risco

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, reabre, nesta terça-feira (13), a enfermaria de gestação de alto risco e de cirurgias ginecológicas. A área, que fica no 2º andar da unidade, havia sido desativada para dar lugar a uma UTI voltada aos pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19.

No início de julho, o hospital de campanha erguido pela Prefeitura do Recife na área externa do HMR foi desmobilizado. Ainda assim, havia leitos funcionando na área interna, até o fim de setembro. Em seguida, com a queda dos principais indicadores da pandemia no Recife, o espaço foi desativado.

Os profissionais de saúde que passaram os últimos meses na linha de frente da pandemia voltaram a atuar nas áreas de ginecologia e obstetrícia. A enfermaria de gestação de alto risco e de cirurgias ginecológicas do HMR tem 42 leitos, sendo 21 voltados às mulheres que precisam de tratamento clínico no curso da gravidez e 21 lpara quem fez cirurgia ginecológica. O setor recebe pacientes encaminhadas pelos Sistemas de Regulação Estadual e Municipal.

Ao todo, o HMR chegou a ter mais de 200 leitos de enfermaria e UTIs voltados exclusivamente a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de infecção pelo novo coronavírus.

Fonte: Folha de PE