Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo pede seringas encomendadas e direcionadas a estados

Após fazer a requisição administrativa de estoques excedentes de agulhas e seringas, o Ministério da Saúde solicitou aos três fabricantes no Brasil que deem prioridade aos pedidos do governo federal, inclusive repassando, se necessário, encomendas feitas por outros clientes públicos estaduais, como os governos estaduais. A requisição é um mecanismo previsto na Constituição que permite ao governo utilizar bens privados “no caso de iminente perigo público” e depois pagar pelo serviço.

Em reunião na última segunda-feira (4) com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) e representantes dos três fabricantes dos produtos no Brasil, servidores do Ministério da Saúde falaram sobre a requisição, feita no final de dezembro. No encontro, o governo deu garantia que os pagamentos seriam feitos seguindo o preço de mercado. No total, as empresas se comprometeram a fornecer 30 milhões de seringas e agulhas (10 milhões cada) até o final de janeiro.

Um dos fabricantes, entretanto, manifestou preocupação, já que possui parte da produção organizada para algumas outras entidades públicas. Os representantes do governo, entretanto, disseram para que ele não se preocupasse. Caso não conseguisse efetuar as duas entregas, a orientação é repassar a quantidade acordada ao governo federal. O governo garantiu que com as unidades em mãos, fará a distribuição àqueles clientes públicos que aguardavam as seringas.

Fonte: Correio Braziliense