Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo de Pernambuco diz que possível intervenção federal no sistema carcerário do Estado é equivocada

Após a Procuradoria Geral da República (PGR) anunciar que vai instaurar procedimento para apurar a situação do sistema penitenciário de Pernambuco e de outros estados, o Governo de Pernambuco divulgou uma nota afirmando que estranha a iniciativa e classificando uma possível intervenção federal como “desnecessária e equivocada”.

“O Governo do Estado reconhece o problema do sistema prisional pernambucano e vem tomando todas as providências para corrigir as deficiências existentes – inclusive com a participação do Ministério Público Federal. O Governo de Pernambuco não é omisso e nem falseia a realidade desafiadora”, diz a nota, assinada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

A secretaria informou que criou 1.374 vagas no sistema prisional nos últimos dois anos, com previsão de mais 3.954 vagas até o final de 2018. “Além disso, foram realizadas obras de recuperação e modernização de unidades prisionais já existentes, visando melhorar a condição dos reeducandos e também a segurança do sistema.”, destaca.

Para terminar a nota, a secretaria ainda ‘alfineta’ a PGR. “Os problemas do sistema prisional brasileiro são sérios e é preciso que sejam tratados com mais responsabilidade e menos pirotecnia”, conclui.

Da redação do Blog Alvinho Patriota